Notícias
09/02/2010
CNM representa Municípios e participa de duas reuniões internacionais
CNM
Atenta à importância do desenvolvimento de parcerias entre os Municípios brasileiros com os de outros países, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) envia nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, dois representantes a eventos internacionais na América Central e na Europa.
No primeiro evento, promovido na capital de El Salvador nesta quinta-feira, a CNM participa do Observatório Mundial sobre a Descentralização e a Democracia Local. A entidade, convidada pelos organizadores do encontro, será a representante brasileira no painel Finanças Locais na América Latina.
Na oportunidade, a CNM apresentará aos participantes do painel – lideranças municipalistas de toda a América Latina - um diagnóstico das finanças municipais brasileiras e explicará quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos Municípios para o cumprimento de suas responsabilidades.
Para a CNM, que se transformou em referência nacional quando o assunto são finanças municipais brasileiras, esta é uma excelente oportunidade para conhecer, por exemplo, como funcionam os mecanismos de transferências de recursos para os Municípios nos vizinhos latino-americanos.
O encontro é promovido em parceria da Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma), da Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e pela Corporação de Municípios da República de El Salvador (Comures).
Bruxelas
Em Bruxelas, Bélgica, a reunião será uma sessão especial do Comitê de Autoridades Locais das Nações Unidas (Unacla) para elaborar a parceria com o United Nations Human Settlements Programme (UN-HABITAT) durante o Fórum Urbano Mundial (V FUM).
Esse primeiro encontro tem como objetivo elaborar a agenda para as reuniões do Rio de Janeiro durante o Fórum, agendado para março deste ano.
A participação da CNM é fundamental na reunião porque a entidade é a representante da América Latina na Unacla, conforme indicação pela CGLU. A CNM vai contribuir com diversos temas a serem debatidos, aumentando ainda mais a sua atuação internacional. Também está agendada uma mesa redonda para debates entre os prefeitos, outra oportunidade em que a CNM irá representar os Municípios brasileiros.