Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM recebe diretora da Smart, que promove oficina sobre Mobilidade Urbana

Notícias

25/09/2014

Compartilhe esta notícia:

CNM recebe diretora da Smart, que promove oficina sobre Mobilidade Urbana

Ag.CNMA Confederação Nacional de Municipios (CNM) recebeu a diretora da iniciativa internacional Sustainable Mobility and Accessibility Research and Transformation (Smart) - Mobilidade Sustentável e Acessibilidade Pesquisa e Transformação – para debater Mobilidade Urbana nos Municípios brasileiros, nesta quinta-feira, 25 de setembro. Na ocasião, ela promoveu oficina que tratou de ferramentas de implementação para o transporte e o desenvolvimento territorial e econômico.

O principal objetivo da oficina foi avançar na agenda de nova mobilidade sustentável dos Municípios, a partir do reforço da parceria entre Smart e a CNM, e da inclusão de novos colaboradores, com enfoque também para a importância do compartilhamento de responsabilidades entre diferentes atores. De acordo com o debate, esse avanço parte da identificação de ideias e projetos que já existem e funcionam, e que podem ser integrados de uma forma mais sustentável. Já a integração busca mover não só pessoas, mais também serviços, produtos, e até mesmo ideias, promovendo uma cultura de nova mobilidade. 

Parceria
Parceira da CNM desde 2007, o Smart é uma iniciativa da Universidade de Michigan (EUA) que integra e constrói diversas ações para catalisar a implementação de uma nova urbanização inclusiva, com sistemas de transportes integrados e sustentáveis. Além dos colaborados da CNM, a oficina contou também com a participação de representantes do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat); do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e da prefeitura do Município de Valparaíso de Goiás. 

Os participantes vislumbram a extensão do diálogo por meio de ações que ofereçam como resultado aos Municípios ferramentas de implementação para a nova Mobilidade, estabelecida a partir da metodologia do Smart. O principal desafio é auxiliar os Municípios a cumprirem a legislação e integrar de maneira prática e com um enfoque sustentável temas cotidianos dos Municípios, como gestão de resíduos sólidos, saneamento básico, gestão de risco/prevenção de desastres naturais, uso e ocupação do solo urbano, e os próprios Planos Municipais de Mobilidade Urbana. 


Notícias relacionadas