Notícias
22/01/2009
CNM participará do Fórum Social Mundial em 2009
CNM
De 27 de janeiro a 1º de fevereiro estarão reunidos em Belém centenas de entidades, organizações, ativistas e militantes dos mais variados países para a IX edição do Fórum Social Mundial (FSM). Eles estarão na capital do Pará para discutir e buscar propostas rumo à construção de uma sociedade mais justa e solidária. A Confederação Nacional de Municípios (CNM), reconhecendo a importância do encontro, também estará presente com alguns representantes.
Para a CNM, o FSM representa uma ótima oportunidade de encontro com seus principais parceiros nacionais e internacionais para discussões e reuniões paralelas a respeito de seus atuais e futuros projetos. Entre estes grupos podem ser citados, por exemplo, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a prefeitura de Belém, entre outros parceiros.
O FSM é um espaço que estimula o debate, o aprofundamento da reflexão, a formulação de propostas, a troca de experiências e a articulação entre movimentos sociais, redes, ONG’s e outras organizações da sociedade civil engajados em ações concretas, do nível local ao internacional. Entre os principais temas a serem discutidos, destaque para os questionamentos à desigualdade, à injustiça, à intolerância, à devastação ambiental e ao preconceito.
Mais de 2400 atividades foram inscritas por organizações e movimentos de 60 países. Na lista estão, por exemplo, palestras, marchas, debates, painéis, oficinas, atrações artísticas, atos públicos. Todas serão um espaço de intercâmbio cultural, reflexão e elaboração de propostas para a construção de idéias em prol de um mundo mais justo e solidário.
Para ter mais informações e ter acesso à programação completa do Fórum Social Mundial, basta acessar o site do encontro.
Na mesma data, mais dois eventos
Além do FSM, acontecem em Belém, nos dias 30 e 31 de janeiro, outros dois encontros.
O primeiro - VIII Assembléia Mundial da Rede FAL (Fórum de Autoridade Locais) – será um espaço de encontro, debate e articulações das autoridades locais de todo o mundo com os movimentos sociais. Pela oportunidade de trocar e discutir novas experiências, a CNM também estará presente neste Fórum.
A participação da CNM tem, ainda, um último incentivo: a realização do I Fórum de Autoridades Locais da Amazônia (FALA). O novo Fórum nasce com o objetivo de, em conjunto com movimentos sociais, integrar a região amazônica e contribuir para a construção de uma unidade latino-americana.
Clique aqui para saber quais são as atividades previstas pela CNM durante os encontros
Mais informações com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski: (51) 9982-1717