Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM participa do workshop internacional 50 Parcerias para o Clima até 2015

Notícias

29/11/2012

Compartilhe esta notícia:

CNM participa do workshop internacional 50 Parcerias para o Clima até 2015

Ag. CNMA Confederação Nacional de Municípios (CNM) participa do Workshop 50 Parcerias para o Clima até 2015, que ocorre na Costa Rica desde o dia 26 de novembro. O evento promovido pelo governo federal alemão, com o apoio da Associação Alemã de Cidades, objetiva capacitar os Municípios para desenvolverem políticas públicas locais sobre mitigação – a redução das conseqüências – e adaptação às mudanças climáticas.

O encontro também prevê viabilizar parcerias entre Municípios alemães e latino-americanos na temática ambiental. A expectativa é que as associações nacionais de Municípios possam ser aliadas das 50 parcerias proposta pelo governo alemão.

A CNM participa como observadora para captar as boas práticas das relações internacionais das cidades. Além disso, a entidade aproveita para fortalecer as parcerias institucionais com a Associação Alemã de Cidades e a União Nacional de Governos Locais da Costa Rica.

De acordo com relato do representante da entidade, o governo alemão busca fortalecer as ações internacionais do país por meio dos irmanamentos das cidades alemãs com suas contrapartes latino-americanas, especificamente na questão do clima. Durante o curso, as cidades-irmãs puderam aumentar seus laços institucionais e políticos e iniciar o planejamento das atividades conjuntas, que têm previsão de término para o início de 2014.

29112012_cnm_costarica_2Fases
As parcerias estão planejadas em três fases: criação e orientação dos projetos, elaboração dos programas de ação e execução e processos contínuos de melhora. O workshop representa a primeira atividade do cronograma de atividade das parcerias municipais

Entre os participantes do evento estão representantes das cidades alemãs de Berlim, Nuremberg, Colônia, Bonn e Hannover. E pelo lado latino-americano, estão presentes representantes dos Municípios da Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Costa Rica, Nicarágua, Bolívia e Jamaica, como Buenos Aires, La Paz, Solano, Alajuela e Portmore. Do Brasil, além da CNM, participam os Municípios do Rio de Janeiro (RS) e de Santarém (PA).

Atividades
Desde a Rio+20, a CNM tem trabalhado ativamente com o tema das mudanças climáticas. A percepção da entidade é que as catástrofes naturais que têm ocorrido nos Municípios brasileiros – principalmente cheias constantes e secas prolongadas – só poderão ser resolvidas se os governos locais pressionarem os governos nacionais por ações concretas de mitigação e adaptação ao aquecimento global. Os Municípios, ao mesmo tempo, continuam desenvolvendo políticas públicas locais com impactos globais.

Mais informações aqui

 

 


Notícias relacionadas