Notícias
11/06/2008
CNM participa do lançamento do Relatório para ações de E-Government
Agência CNM
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou dia 22 de maio do lançamento do Relatório das Nações Unidas para ações de E-Government (Ações de Governo Eletrônico), em Genebra. A principal discussão apresentou propostas de evolução do governo tradicional rumo às ações de governo eletrônico, considerando a “Governança Conectada” como o próximo patamar a ser alcançado. O conceito corresponde à segunda edição do Paradigma de E-government.
A CNM está realizando um estudo técnico embasado no relatório para adaptar as inovações à realidade dos municípios brasileiros. “Este tipo de ação é muito importante para se descubrir quais são as formas e a evolução de um bom governo e da Governança que estão sendo feitos no mundo. Assim, será possível trazer esta realidade para os municípios e apresentar para o mundo as boas experiências que temos no Brasil”, afirma o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
As inovações do modelo tecnológico implantado no Brasil, por meio do associativismo da CNM, foram apresentadas durante a reunião. Como próximo passo, estão previstas rodadas de discussão no Brasil sobre formas de compartilhar o modelo com a América Latina, a África e a Europa. A CNM pretende trabalhar de modo focado em estruturas de projetos para que os municípios reproduzam as melhores práticas reconhecidas mundialmente na melhoria da gestão.
Neste ano, a Suécia ultrapassou os Estados Unidos no ranking do relatório com a classificação 0.9157, no qual três países escandinavos tomaram a posição de liderança no relatório de 2008. Dinamarca obteve 0.9134 e Noruega, 0.8921, respectivamente o segundo e terceiro lugares.