Notícias
06/11/2014
CNM participa do Congresso Latinoamericano de Cidades e Governos Locais
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participa do Congresso Latinoamericano de Cidades e Governos Locais promovido pela Federação Latinoamericana de Cidades, Municípios e Associações (Flacma). O evento que acontece em Santa Marta, na Colômbia, teve inicio nesta quarta-feira, 5 de novembro, e terá programação até a tarde desta quinta-feira, 6.
O diretor da seção do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) para a América Latina, Elkin Velasquez, e o governador da Província de Buenos Aires, Daniel Scioli, falaram sobre o fenômeno do urbano e o peso das cidades em seus debates.
Outras mesas discutiram questões como: as mudanças climáticas e o abastecimento de água, a cooperação internacional, o papel dos governos locais latino-americanos na Agenda Pós-2015, o desafio da segurança cidadã na região, e a construção na paz na região.
Participação da CNM
Na discussão sobre cooperação internacional para o desenvolvimento, o diretor executivo da CNM, Gustavo Cezário, realizou uma apresentação sobre a ação internacional dos Municípios Brasileiros.
O diretor explicou sobre a cooperação internacional descentralizada no Brasil e as ações da CNM e dos Municípios referentes a essa área. Foram destacadas iniciativas como o projeto de internacionalização de governos locais da União dos Municípios da Bahia (UPB), além dos projetos da Confederação. Apresentou a parceria da CNMcom a UM-SMART da Universidade de Michigan na área de mobilidade urbana e o Projeto Mulheres Seguras, financiado pela União Europeia, que busca fortalecer a liderança de prefeitas e vice-prefeitas para o enfrentamento da violência contra as mulheres.