Notícias
24/10/2017
CNM participa do 4º Fórum Mundial para o Desenvolvimento em Cabo Verde
Entre os dias 17 e 20 de outubro, foi realizado em Praia, Cabo Verde, o 4º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local. O evento contou com a presença dos mais altos cargos do Governo local, das organizações nacionais e internacionais e de membros do governo da Bolívia, Espanha, Guiné Bissau e Marrocos. Foram 2800 participantes, dentre eles 2200 nacionais e 600 estrangeiros, em representação de 85 países.
Durante quatro dias, além das sessões agendadas, aconteceram assinaturas de protocolos de cooperação e intercâmbios no sentido de criar sinergias entre governos, regiões e instituições de desenvolvimento econômico local de vários países.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) esteve representada pelo vice-presidente, Glademir Aroldi, além do consultor Santiago Gallo. Aroldi realizou aproveitou a oportunidade para divulgar e convidar os presentes para a edição de 2018 da Marcha a Brasília, que ocorrerá em maio.
“Fizemos encontros com as várias entidades presentes e pude perceber o reconhecimento do trabalho da CNM na área internacional, com muitos comentários positivos”, afirmou Aroldi. “Todos têm uma ideia muito clara da importância da Confederação para o desenvolvimento local, não apenas no Brasil, mas no mundo todo. O que me chamou muito a atenção foi o trabalho que o presidente Paulo fez no Movimento Municipalista Mundial”, completou.
Em encontro com o Diretor de Governança do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) de Nova York, Patrick Keuleers, Aroldi agradeceu em nome do Programa a parceria entre a Iniciativa ART e a CNM, o projeto de Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e mostrou interesse em dar continuidade ao processo.
O projeto também foi tema de reunião com o Coordenador Internacional da Iniciativa ART PNUD, Johannes Kratznisser, que manifestou interesse em iniciar a segunda fase do projeto. O presidente Aroldi apresentou ainda os resultados alcançados no primeiro ano de cooperação.
Aroldi também esteve com o Diretor do Fundo para Autoridades Locais para a Cooperação Descentralizada e Desenvolvimento Humano Sustentável (FELCOS), da Região de Úmbria, na Itália, Massimo Porzi, que manifestou interesse em assinar um Convênio de Cooperação para trabalhar conjuntamente com Desenvolvimento Econômico Local e Turismo Religioso.
Aproveitou ainda para dialogar com o Gerente Geral do Fundo Andaluz de Solidariedade Internacional (FAMSI), Manuel Redaño, sobre o interesse da entidade em ter um ponto de contato de FLACMA e CNM em seus escritórios em Cordoba, Andalúcia, e assim realizar ações de cooperação conjunta entre municípios da Espanha e outros países da Europa com municípios da América Latina e Caribe.
A analista de programa do PNUD Uruguai, Elcira Berrutti, mostrou interesse em participar das ações na fronteira que são desenvolvidas pela CNM em parceria com o Congresso de Intendentes do Uruguai (CI).
Convênio de Cooperação
Outro marco do 4º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local foi a assinatura de Convênio entre a CNM e a Associação de Municípios de Cabo Verde (AMCV) com os seguintes objetivos principais: Fortalecer as capacidades da AMCV e dos seus parceiros para aumentar os serviços de apoio para a melhoria da gestão da associação e dos municípios cabo-verdianos, especialmente com a ferramenta EAD, da mesma forma que o CNM vem trabalhando; Troca de experiências locais na Localização do ODS; Promover acordos de cooperação e germinação e desenvolvimento entre os municípios de ambos os países; e Trocar experiências bem-sucedidas no aumento da participação local na reabilitação do patrimônio histórico e material em uma perspectiva de desenvolvimento de investimento social sustentável.
Articulação bem-sucedida
Ainda como resultados alcançados, em diálogo com o Diretor Geral da União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), Antônio Zurita, o vice-presidente da CNM dialogou sobre a construção de parcerias a nível da América Latina e colocou à disposição para realizar trabalhos no Brasil.
Solicitou para a Diretora de Programa da Rede Global de Cidades e Governos Locais Unidos (GCLU), Sara Hoeflich, a possibilidade da entidade de elaborar, de forma didática, a metodologia da Mandala de Desempenho Municipal, juntamente com o ART PNUD, para poder compartilhar a mesma com outros continentes. Também solicitou apoio para a realização de seminário de cooperação transfronteiriça na divulgação e mobilização das autoridades locais no Brasil.
O vice-presidente da CNM esteve, ainda, com representantes de municípios de Cabo Verde, que mostraram interesse em promover acordos de cooperação e de geminação e desenvolvimento entre os municípios, com o objetivo de conhecer politicas municipais de gestão, em temas como saneamento básico, lixões, turismo e saúde, com autoridades locais brasileiras.