

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.
26/06/2015
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou nesta semana do Workshop E-Planning Territórios Sustentáveis. O evento, que foi realizado no período de 22 a 24 de junho, visa a melhoria do governo e da administração pública e busca levantar novas questões que obrigam a repensar velhos conceitos e práticas estabelecidas para melhor se adaptar à nova realidade da sociedade da informação e do conhecimento.
O evento provocou uma reflexão e o debate para atualização de conceitos-chave, como o de “sustentabilidade” na era das cidades inteligentes e o papel das tecnologias emergentes na coleta e gestão sustentada de uma nova geração de indicadores. Também promoveu uma discussão sobre o desenho e o planejamento das cidades e territórios do futuro.
Nesse aspecto, foi levado em consideração a criação de espaços sustentáveis, inclusos e coesos que promovam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Um ponto em especial debatido no encontro foi a diminuição de desigualdades e desequilíbrios e colocar ao serviço de todos os progressos da ciência e da tecnologia. Ainda foram apresentados os desafios dos Municípios quanto à mobilidade urbana e a participação social. Um dos resultados esperados do Workshop é a composição de um Livro Verde – Cidades do Futuro, no âmbito da Cooperação IBICT-CITIDEP.
Contextualização
O e-Planning é uma nova área de investigação científica de natureza transdisciplinar que emergiu para tratar de uma parte substantiva destas questões. O seu foco está na interação entre as TIC e o Planejamento, que exige conhecimento em profundidade de ambos os domínios.
A agenda e-Planning surgiu no Massachets Institute of Technology e se desenvolveu por via de um Consortium e-Planning. A construção da agenda teve participação de Portugal e agora do Brasil com o recente protocolo CITIDEP-IBICT no quadro do Consortium e-Planning, que abre o caminho para o aprofundamento na identificação e fundamentação de respostas a estas questões. O Workshop foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Unidade de Pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).