Home / Comunicação / CNM participa de reuniões da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos em Paris
Notícias
08/12/2015
CNM participa de reuniões da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos em Paris
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) foi à Paris para representar os interesses dos Municípios brasileiros em reuniões da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), organização na qual ocupa a Vice-Presidência para a América Latina. Os eventos acontecem em conjunto com a 21.ª Conferência das Partes das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP21). A instituição também fez parte da delegação oficial do Brasil na COP21.
No dia 4 de dezembro, os líderes locais e regionais de todo mundo se reuniram na Prefeitura de Paris à convite da prefeita da cidade e vice-presidente da CGLU, Anne Hidalgo. Paralelamente às negociações sobre o clima entre os Estados-membros das Nações Unidas, a Prefeitura de Paris se converteu em lugar de encontro para os prefeitos e prefeitas assegurarem que a discussão sobre futuras ações frente à mudança climática levem em consideração a realidade local dos Municípios.
O Conselho Mundial da CGLU, maior órgão democrático dos governos locais e regionais do mundo, reuniu mais de 500 prefeitos de todo mundo para debaterem sobre temas globais e chaves para a agenda política local, como a necessidade do fomento à governança e a democracia local na Nova Agenda Urbana, da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no âmbito local e da necessidade de solidariedade e de preparação para combater situações de crise humanitária nos governos locais.
Bureau Executivo
Responsável pela gestão financeira e administrativa da CGLU, o bureau executivo se reúne duas vezes por ano. A primeira sessão de trabalho foi realizada em Porto Alegre (RS) em junho deste ano. Na 2.ª Sessão de 2015, em Paris, foram discutidos os resultados e recomendações do 3.º Fórum Mundial sobre Desenvolvimento Econômico Local em Turim, Itália. Além disso, foram lançadas chamadas para os prêmios internacionais da CGLU. São eles: Prêmio da Paz de Bogotá da CGLU, Prêmio Internacional CGLU – Cidade do México - Cultura 21 e o Prêmio de Guangzhou à Inovação Urbana.
O Bureau Executivo também destacou os preparativos em curso para o 5.º Congresso da CGLU e Conferência Mundial de Líderes Locais e Regionais: “Vozes locais para um futuro mais humano”, que será realizado em Bogotá, em outubro de 2016, antes à 3.ª Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat 3).
Clique aqui para saber mais sobre o Prêmio da Paz de Bogotá da CGLU;
Clique aqui para saber mais sobre o Prêmio Internacional CGLU – Cidade do México e Cultura 21 e;
Clique aqui para saber mais sobre o Prêmio de Guangzhou à Inovação Urbana.