Notícias
21/08/2018
CNM participa de reunião da Comissão Nacional para os ODS
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou da reunião da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNDOS). O encontro ocorreu em Brasília e teve como uma das pautas um levantamento atualizado dos inscritos ao Prêmio ODS Brasil. A premiação tem por objetivo incentivar, valorizar e dar visibilidade a práticas que contribuam para o alcance das metas da Agenda 2030 em todo o território nacional
Durante o encontro, os participantes compartilharam os números do Prêmio ODS Brasil. Foram registradas 1.038 inscrições válidas em 4 eixos, sendo 729 práticas validadas após primeira etapa de análise. Dessas, 211 são de governos.
Os governos estadual/distrital e municipal representam 29% dos inscritos. As organizações com fins lucrativos 17%; organizações sem fins lucrativos 36% e as instituições de ensino, pesquisa e extensão 18%. Essa é a 1ª edição do prêmio, que será promovido a cada dois anos até 2030. Ainda serão realizadas visitas em todos os projetos selecionados antes da premiação, de forma a garantir a credibilidade da seleção.
Metas
Além da relação de participantes e suas respectivas categorias, foi apresentada na reunião a proposta de adequação das metas para a realidade brasileira, trabalho coordenado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e que será colocado em consulta pública até o próximo mês.
A consulta está orientada a validar as metas que serão usadas para monitorar o alcance das 169 metas pelo país, visto que até o momento o documento contou apenas com colaborações de órgãos ligados ao Governo Federal. A adequação das metas globais tem o objetivo de traduzir esses objetivos à realidade brasileira, além de ser importante na construção e no alinhamento das políticas públicas.
Estratégia para as eleições
Outro ponto de destaque no encontro foi a discussão sobre a estratégia da CNODS para as eleições desse ano. Ficou decidido que a CNODS vai adotar uma postura para fortalecer a agenda dos presidenciáveis no que se refere aos ODS. Com isso, a intenção é garantir que os candidatos assumam desde já compromissos para seu alcance.
A CNM destaca que essa ação pode ser tomada pelos gestores e por todos os munícipes. Nesse contexto, a entidade solicita que cada um procure saber a posição e os compromissos do seu candidato para o alcance dos ODS.
A lista das práticas inscritas e das validadas já pode ser acessada.
Foto: Adolfo Brito/PR