Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM participa de reunião da Flacma em Buenos Aires para planejar ações em 2018

Notícias

08/11/2017

Compartilhe esta notícia:

CNM participa de reunião da Flacma em Buenos Aires para planejar ações em 2018

2017 11 07 Comité Técnico de FLACMA se reúne en la sede de FAM en Buenos AiresA Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou da reunião do comitê técnico da Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma) na sede da Federação Argentina de Municípios (FAM) em Buenos Aires. O encontro foi destinado à discussão do planejamento de ações para o próximo ano. O comitê é formado por secretários executivos das associações membros da federação, que reúne Municípios, associações nacionais de governos locais e instituições municipais da América Latina.

Na reunião, o secretário geral da CNM, Eduardo Tabosa, apresentou um informe das atividades da CNM como secretária executiva da Flacma de agosto de 2015 a agosto de 2017. Na oportunidade, Tabosa destacou os avanços alcançados até o momento relacionados à promoção da integração e cooperação entre as associações da América Latina, à valorização da Federação no cenário regional e internacional e aos avanços para a unidade do movimento municipalista latino-americano.

Também foi definida a nova estrutura do Secretariado da Federação. No próximo período, a CNM vai ficar responsável pelo tema dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Federação. A CNM já possui várias ações nesse sentido com o objetivo de localizar os ODS no Brasil. Agora, vai coordenar as iniciativas da Federação no âmbito da Agenda a nível regional.

Atividades

A reunião foi coordenada pelo presidente da Flacma e prefeito de Sucre, Iván Arciénega, que também preside a Associação dos Municípios da Bolívia (AMB). Durante o primeiro dia, foi definida a agenda de um plano estratégico para promover reformas para os 16 mil governos locais com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de milhões de habitantes em toda a América Latina.

Neste sentido, Arciénega destacou a participação da Flacma. "A unidade latino-americana tem sido colocada como um objetivo central como contribuição para a agenda global tanto nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável quanto na Nova Agenda Urbana", disse. Ele também enfatizou a importância da realização do encontro. "O evento teve uma conotação fundamental no fortalecimento institucional da Flacma, que estabelece novas tarefas na aprovação de um novo estatuto, uma recomposição organizacional e colocou como centrais os documentos de planejamento, como o plano estratégico, gestão e planos anuais, o que fortalece a sustentabilidade institucional”, ressaltou.

Em sua participação a anfitriã do evento e presidente da FAM, Verónica Magario, fez referência à à iniciativa de criar um Instituto Municipal de Gênero, promovido e endossado pelos membros do Comitê. "Vamos promover para toda a América Latina um registro da participação das mulheres, a capacitação, o fortalecimento e o papel das mulheres nos governos locais para os quais continuaremos trabalhando", informou.

O evento contou com a participação de representantes de governos locais e de associações do México, Argentina, Chile, República Dominica, Peru e Paraguai. No encerramento, o co-presidente da FlacmA e Intendente de La Matanza, Magario, recebeu em seu gabinete o presidente da Flacma com quem assinou um Acordo-Quadro de Cooperação entre a Associação das Comunidades da Bolívia e o Município de La Matanza. A CNM valoriza e divulga a participação de eventos e reuniões que reúnam as entidades de governos locais, pois entende que essas iniciativas contribuem para o fortalecimento das pautas políticas dos gestores no âmbito internacional. 


Notícias relacionadas