Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM participa de lançamento do Projeto 50 Parcerias Municipais para o clima até 2015

Notícias

25/03/2015

Compartilhe esta notícia:

CNM participa de lançamento do Projeto 50 Parcerias Municipais para o clima até 2015

Ag. CNMA Confederação Nacional de Municípios (CNM) participa do lançamento da quarta etapa do projeto 50 Parcerias Municipais para o clima até 2015, que ocorre entre os dias 24 e 26 de março, na Manágua, na Nicarágua. Durante Workshop Internacional, o projeto propõe fortalecer e desenvolver cooperação entre Municípios alemães e de América Latina. Representes municipais brasileiros Brusque, Blumenau e Pomerode de Santa Catarina também participam do encontro, para discutir as parcerias a serem formadas com seus pares na Alemanha. 

O evento reúne, pela primeira vez, representantes de todos os Municípios que fazem parte dessa fase do projeto, com objetivo de iniciar o trabalho conjunto para reconhecer as condições iniciais e entender os objetivos para que parceiros sintam-se mais seguros e motivados para implementar o projeto. Além disso, a iniciativa visa a fortalecer e desenvolver parcerias de Municípios dos países envolvidos. A quarta fase da ação se dirige ao desenvolvimento de programas conjuntos de ação entre cidades da Alemanha e da América Latina. 

Durante a programação ocorreu uma rodada de discussão sobre as expectativas dos Municípios em relação ao projeto. Sobre esse debate, o secretário Municipal de Defesa do Cidadão de Blumenau (SC), Marcelo Schrubbe, destacou que a cooperação técnica é bem importante. “Já fizemos parcerias comerciais com Portugal, Estados Unidos e a própria Alemanha, e com a agência de cooperação japonesa, a Jica, mas é a primeira vez que estabelecemos uma parceria diretamente com outra cidade. Espero que frutifique”, contou o representante à CNM”. 

Mudanças climáticas
Uma discussão sobre a importância da ação na área de mudanças climáticas também faz parte do evento. Para o especialista que elaborou a parte sobre Américas do Sul e Central do Quinto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, Edwin Castellanos, não há dúvida que está ocorrendo o aquecimento global. Segundo ele, as chuvas apresentam padrões mais variáveis e o número de eventos extremos está aumentando drasticamente na América Latina, especialmente tormentas e inundações. 

Ag. CNMCastellanos explicou que se não houver um acordo global sobre mudanças climáticas e mantivermos os padrões atuais, a temperatura deve aumentar em 4 ou 5 graus até o final do século. Isso gera uma série de desafios, como: aumento da insegurança alimentar, devido às dificuldades enfrentadas pela produção agrícola; as dificuldades para gestão da água, em decorrência dos períodos de secas; o crescimento nos casos de doenças tropicais, como é o caso da dengue. 

Cooperação
No projeto, a cooperação é promovida entre pares de cidades, envolvendo aquelas de pequeno e médio porte. As áreas temáticas de interesse são diversas, como: proteção contra desastres naturais, uso de energias renováveis, educação ambiental, instrumentos de gerenciamento ambiental, gestão da água, dentre outros. 

As parcerias entre Municípios alemães e latino-americanos são as seguintes: Blumenau (Brasil) e Weingarten (Alemanha); Brusque (Brasil) e Landkreis Karlsruhe (Alemanha); Pomerade (Brasil) e Greiswald (Alemanha); Leguizamo (Colômbia) e Schondorf am Ammersee (Alemanha); Falán (Colombia) e Goldkronach (Alemanha); Acevedo (Colombia) e Markt Tettau (Alemanha); San Carlos (Costa Rica) e Rhein-Pfalz-Kreiz (Alemanha); San Rafael del Sur (Nicaragua) e Friedrichshain Kreuzberg (Alemanha); e La Paz Centro (Nicaragua) e Gottingen (Alemanha). 

 


Notícias relacionadas