Notícias
05/03/2018
CNM participa de lançamento do Plano de Ação da Comissão Nacional para os ODS
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou na quinta-feira, 1º de março, do evento de divulgação do Plano de Ação da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS). A entidade faz parte do CNDOS como representante dos Municípios brasileiros. A posse do Comitê de Instalação da Câmara Temática e o lançamento do Prêmio ODS Brasil, conduzidos pelo ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, foram outros pontos marcantes no evento.
A Comissão Nacional para os ODS é um dos resultados do Governo Brasileiro de estabelecer uma governança nacional para a Agenda 2030 de forma participativa e inclusiva, contando com representantes da sociedade civil e governos. Tem por finalidade disseminar, implementar e monitorar as metas para o Desenvolvimento Sustentável.
A divulgação do Plano é fruto do primeiro trabalho desenvolvido pela Comissão e tem como eixos estratégicos a Gestão e Governança, a Disseminação, a Agenda 2030 Brasil (Internalização), a Territorialização (Interiorização) e Acompanhamento e o Monitoramento dos ODS. Os eixos estratégicos contemplam inúmeras iniciativas que fomentam o desenvolvimento sustentável. Entre eles, os destaques são para a instituição do Comitê de Instalação da Câmara Temática “Parcerias e Meios de implentação” e o lançamento do Prêmio ODS Brasil.
Também participaram do encontro o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, o embaixador da Costa Rica, Jaime Gabel Bermúdez, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro, a diretora da Agência Nacional de Águas (ANA), Christiane Dias Ferreira, a representante da Fundação Abrinq, Heloísa Oliveira, e outros integrantes da sociedade civil.
Prêmio ODS Brasil
O Prêmio ODS Brasil visa reconhecer e valorizar essas boas práticas locais que irão contribuir para o cumprimento das metas ODS e a melhoria da qualidade de vida da população. Os critérios e categoriais ainda serão definidos pela Comissão e ocorre a cada dois anos.
Conheça os materiais e ferramentas lançados pela CNM para apoiar os gestores e gestoras locais no alcance dessa Agenda:
Acesse aqui o site
Confira aqui mais informações sobre o Plano de Ação 2017-2019 da Comissão Nacional para os ODS