Notícias
31/07/2015
CNM participa de evento em Barcelona para discutir as necessidades dos pequenos Municípios
A inclusão das pautas dos Municípios de pequeno porte e governos locais na Agenda Global foi o objetivo de seminário realizado em Barcelona, na Espanha. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) esteve presente no evento, realizado no final de junho, e apresentou a realidade dos entes federados brasileiros.
Com uma proposta inclusiva, o seminário buscava discutir os temas locais não apenas com os que vivem nas áreas urbanas e metrópoles. A ideia é trazer o diálogo para as pequenas cidades, em sua maioria rural, para que elas também possam fazer parte das políticas públicas mundiais.
Membros de diversos países estiveram presentes na reunião. Havia um grupo que representava os governos regionais - estados, províncias e departamentos – e outro porta-voz dos Municípios rurais. No primeiro dia de evento houve a separação dos grupos, que logo após foram reunidos para troca de experiências.
Dentre os pontos comuns levantados por ambos os grupos está a necessidade de mais democracia. Os participantes entendem que as políticas públicas devem levar em conta as diferenças regionais e a cultura local. Para eles, a qualidade dos serviços públicos oferecidos nas áreas urbanas e rurais deve ser a mesma.
Mais recursos
A questão financeira também foi sinalizada. Os grupos acreditam que é preciso mais recursos para apoiar essas iniciativas. O modelo de descentralização foi validado, porém, como trouxeram à tona os participantes, precisa ser ampliado e reforçado.
Outro ponto mencionado foi a importância do engajamento da comunidade na construção dessas políticas públicas.