Notícias
17/04/2018
CNM participa de encontro que discute os desafios das cidades amazônicas na Bolívia
Com o tema Cidades Amazônicas, políticas e projetos para cidades de pequenas e médias da região Amazônica, a cidade boliviana de Riberalta recebe o 1º Encontro de Aprendizagem das Cidades da Região Amazônica. O encontro, que acontece entre os dias 16 e 18 de abril, tem o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na participação da delegação municipal brasileira. Esta inclui gestores de Rondônia, do Amazonas, do Amapá, do Tocantins e do Pará.
O objetivo do encontro é construir uma rede de cooperação e aprendizagem entre os gestores locais envolvidos com a temática. Uma das propostas da delegação brasileira apresentada no primeiro dia do evento foi a reativação do Fórum de Autoridades Locais da Amazônia (FALA), que se alinha com os debates do encontro que visam a buscar o desenvolvimento socioeconômico da região amazônica de forma conjunto com a sustentabilidade da região.
Unanimidade no debate, governos locais de vários países como Equador, Colômbia, Peru, Bolívia e Brasil enfatizaram a necessidade de que não se deve enxergar a Amazônia apenas como um espaço a ser protegido, mas sim como uma região com população urbana que cresce rapidamente e que demanda cada vez mais infraestrutura.
Por isso, a CNM defende que é necessário investir mais em políticas de sustentabilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico diversificado, para que a preservação da floresta seja uma consequência de políticas públicas que geram emprego e renda nos centros urbanos com maior qualidade de vida para todos.