Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM participa de debate sobre cidades ativas em Brasília

Notícias

28/05/2014

Compartilhe esta notícia:

CNM participa de debate sobre cidades ativas em Brasília

Agência CNMA Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou ontem, dia 27 de maio, de sessão de trabalho sobre cidades ativas na Casa da Organização das Nações Unidas (ONU), em Brasília. A reunião foi promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), pela Embarq Brasil e pela Nike. As organizações atuam para o desenvolvimento ou promoção da plataforma Desenhando para o Movimento. O objetivo do encontro foi verificar se a metodologia desenvolvida pode ser aplicada no Brasil e coletar boas experiências brasileiras.

A inatividade física da população jovem foi um dos principais pontos discutidos. A temática é vista pelos especialistas como um problema sistêmico, gerando custos da ordem de 11,8 bilhões de dólares só no Brasil em 2008. De acordo com eles, um dos problemas decorrentes da falta de prática de exercícios é a possível redução em cinco anos na expectativa de vida da geração atual de crianças.

Segundo o estudo realizado, crianças fisicamente ativas têm menos chances de serem obesas, têm resultados maiores em testes de aptidão, se envolvem menos com drogas, têm mais chances de ganhos maiores no futuro, geram menos despesas com saúde e são mais produtivas no trabalho quando adultas. Foram apresentados, ainda, sugestões de ações para promover a atividade física por meio de cidades ativas.

O prefeito de Canaã dos Carajás (PA), Jeová Gonçalves de Andrade, falou sobre a importância da discussão desse tema e que vai buscar implementar ideias de cidades ativas em seu Município. A CNM explicou, durante a sessão, que há interesse pelos Municípios brasileiros em promover a atividade física. Apresentou o exemplo da cidade de Forquetinha, no Rio Grande do Sul, onde está sendo construído o Complexo Vida Saudável. O espaço, que era um prédio de máquinas situado em área imprópria, foi transformado com recursos próprios pela prefeitura em um ambiente com piscinas, espaços para ginástica, sala de pilates, dentre outras modalidades. O projeto encontra-se agora na fase de busca de financiamento para equipamentos.

Saiba mais sobre a plataforma Desenhando para o Movimento. Acesse o site aqui

 


Notícias relacionadas