Notícias
10/11/2014
CNM participa de Congresso Latino-americano que reuniu representantes de países na Colômbia
Prefeitos e representantes de governo locais de mais de 10 países se reuniram, nos dias 5 e 6 de novembro, durante o Congresso Latino-americano de Cidades e Governos Locais, em Santa Marta, Colômbia. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do evento, que buscou definir uma agenda comum entre os participantes, não apenas com o objetivo de enriquecer a atividade dos prefeitos, mas também das associações de governos locais latino-americanas a que as prefeituras se encontram filiadas, como a CNM.
O Congresso foi organizado pela prefeitura de Santa Marta, a Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), a Federação Colombiana de Municípios, e a Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações (Flacma). Ele representou uma oportunidade de se avaliar a descentralização dos governos no continente, compartilhar boas práticas, e criar laços de amizade e entendimento a partir de mesas e debates.
No primeiro dia de atividades, os principais temas abordados foram segurança, construção da paz, mudança climática e cooperação internacional descentralizada. No segundo dia de encontro, a agenda seguiu com discussões sobre modernização de infraestrutura, direitos humanos, associativismo municipal, luta contra a corrupção, sustentabilidade e energias alternativas, redução da desigualdade, entre outros temas.
Na temática da Agenda de Desenvolvimento pós-2015, o destaque foi a assinatura de um memorando de entendimento entre a Flacma e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). O objetivo é contribuir com a cooperação técnica nas cidades da região, com enfoque no desenvolvimento e na implementação de uma nova agenda urbana sustentável.
Institucional
Algumas das experiências de ação internacional dos Municípios brasileiros foram apresentadas no Congresso pelo diretor executivo da CNM, Gustavo Cezário. Durante a exposição sobre cooperação internacional para o desenvolvimento, foram destacadas iniciativas brasileiras como o projeto de internacionalização de governos locais da União dos Municípios da Bahia (UPB), e alguns dos projetos da Confederação.
Na área de Mobilidade Urbana, a CNM apresentou sua parceria com a UM-SMART, da Universidade de Michigan, que incentiva uma urbanização inclusiva, com sistemas de transportes integrados e sustentáveis. Já o Projeto Mulheres Seguras, financiado pela União Europeia, compartilhou com os participantes a experiência da CNM no enfrentamento de violência contra mulheres, a partir do fortalecimento de lideranças de prefeitas e vice-prefeitas no Brasil.
Um resumo do Congresso, com fotos, comunicados de imprensa e TV, e links relacionados pode ser consultado aqui