Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM participa de Conferência nos EUA com palestra sobre a crise nos Municípios

Notícias

17/06/2015

Compartilhe esta notícia:

CNM participa de Conferência nos EUA com palestra sobre a crise nos Municípios

18062015_Marcelo_Beltro_reunio_ONUA Confederação Nacional de Municípios (CNM) marcou presença na XXI Conferência Interamericana de Prefeitos e Autoridades Locais, realizada em Miami. Durante o encontro, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, representou a entidade e ministrou uma palestra sobre a crise dos Municípios brasileiros.

Na ocasião, Beltrão destacou a importância de um novo Pacto Federativo. Ele também citou na palestra a difícil realidade dos Municípios brasileiros, principalmente os da Região Nordeste. A apresentação aconteceu na plenária principal de inauguração do evento, que teve como tema “A gestão das cidades em tempos de crise e conflito: experiências e lições aprendidas”.

Com tradução simultânea, Marcelo Beltrão apresentou o panorama da crise dos Municípios brasileiros. Ele mostrou que desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, quando os Municípios foram elevados à condição de entes federados autônomos, ocorre uma constante descentralização da execução das políticas públicas, sem os correspondentes recursos financeiros para fazer frente a estas novas responsabilidades.

Troca de experiências
A Conferência Anual é um fórum onde os representantes dos governos locais, regionais e nacionais, ONGs, internacionais e organizações multilaterais podem trocar experiência, informações e melhores práticas.  Também é a oportunidade de discutir políticas públicas e ajudar a promoção da descentralização e fortalecimento dos governos locais no hemisfério.

O encontro internacional reuniu mais de 600 prefeitos, vereadores e pessoas interessadas em questões de governação local na América Latina e Caribe. O evento é promovido pelo governo de Miami-Dade, Banco Mundial e a Universidade Internacional da Flórida County.


Notícias relacionadas