Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM participa de cerimônia da ONU pelo lançamento do relatório Movimento é Vida

Notícias

25/09/2017

Compartilhe esta notícia:

CNM participa de cerimônia da ONU pelo lançamento do relatório Movimento é Vida

Ag. CNMOs Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) englobam um conjunto de 17 temas importantes para o avanço da sociedade. O relatório Movimento é Vida, publicado pelas Nações Unidas, mostra que o esporte desempenha um papel-chave na inclusão social, em sintonia com a Agenda 2030. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) esteve presente no lançamento do material.

A cerimônia ocorreu em Brasília nesta segunda-feira, 25 de setembro, e contou com a presença de representantes de diversos segmentos. Entre eles, governo federal, federações e associações esportivas, academia, setor privado e demais interessados na temática.

Durante a mesa de abertura, o coordenador residente do Sistema ONU Brasil e representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no Brasil, Niky Fabiancic, agradeceu a presença de todos. Em seguida, comentou que o relatório marca o fechamento da “década do esporte no país”, iniciada em 2007 com os Jogos Pan-Americanos.

Seu discurso também reforçou o alinhamento do tema com os ODS. “As atividades físicas podem fazer uma contribuição importante para que os países possam alcançar maiores níveis de desenvolvimento sustentável. Elas são uma fonte de empoderamento e inclusão”.

Fabiancic adiantou ainda algumas informações presentes no documento, por exemplo, o acesso da população às atividades físicas esportivas. “O que nós vemos é que as atividades físicas não estão ao alcance de todos. E esperamos que esse relatório seja o início de uma discussão mais profunda sobre o tema, da construção de políticas públicas efetivas”, disse.

Estiveram presentes na mesa: a gerente de projetos do Ministério do Esporte, Jéssyca Nayara de Moraes, o secretário adjunto do Ministério da Educação, Felipe Sigollo, a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Maria Inês Finni, a secretária de esporte, turismo e lazer do Distrito Federal, Leila Barros, e o presidente da Associação Brasileira dos Secretários Municipais de Esporte e Lazer (Absmel), Humberto Panzetti.


Notícias relacionadas