Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM palestra na Conferência sobre Cooperação Municipal entre Alemanha e América Latina

Notícias

23/11/2015

Compartilhe esta notícia:

CNM palestra na Conferência sobre Cooperação Municipal entre Alemanha e América Latina

Ag. CNMA Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou da Conferência sobre Parcerias Municipais com América Latina e Caribe ocorrida entre 18 e 20 de novembro, em Frankfurt, na Alemanha. Como representante da Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações (Flacma), a Confederação foi responsável pela palestra de abertura do evento, intitulada de Construindo a Cooperação Municipal com a América Latina e o Caribe. 

Organizado pela Engagement Global – agência alemã de cooperação entre comunidades – o encontro fomentou o diálogo no campo de cooperação e intercâmbios entre cidades da América Latina e Caribe e da Alemanha. Durante a programação, foram apresentadas as características gerais e tendências populacionais da região e comentado sobre o processo de descentralização nas últimas décadas e as competências dos Municípios. A relação entre as responsabilidades dos governos locais e as agendas internacionais, como mudanças climáticas e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também recebeu destaque. 

Dados que mostram os desafios dos Municípios latino-americanos foram mostrados na apresentação da CNM. Isso em relação as áreas de Urbanização, Planejamento Urbano, Habitação, Gestão de Resíduos Sólidos, Provisão de Água, Transporte, Meio Ambiente e Modernização da Gestão Municipal. Foi ressaltada a importância de cooperar com grupos de Municípios próximos e de disseminar os resultados, por meio de ferramentas de comunicação. 

Cooperação
Ainda, conforme participação da CNM, é fundamental fortalecer a cooperação municipal internacional como uma ferramenta para criar novas soluções tão necessárias no contexto atual. Nesse contexto, a partir de metodologias diversas que valorizavam o intercâmbio de ideias e experiências entre os participantes, foram debatidas durante o evento as seguintes temáticas: projetos escolares e de educação, gestão de crises e desastres, proteção climática a nível local, financiamento de projetos, o papel da educação na cooperação e a construção de pontes entre gerações distintas. 

Exemplos de iniciativas de cidades irmãs desenvolvidas entre municípios da Alemanha e da América Latina foram ressaltado na Conferência. Elas têm construído ações para informar a sociedade civil e as crianças da contraparte no outro país sobre a cultura e os costumes próprios, inclusive com a elaboração de histórias em quadrinhos sobre a realidade local em espanhol e alemão, as quais foram distribuídas nas cidades cooperantes. Os alemães têm forte tradição de engajamento da sociedade civil, o qual tem servido de exemplo nas ações nas cidades latino-americanas. 

Ag. CNMPolítica
Outro debate, que contou com a participação da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), tratou da dimensão política da cooperação. A CGLU destacou que a política local pode se engajar em questões globais, como migração. Foi destacado que todos os Municípios da Espanha têm como propósito a cooperação internacional. O Ministério de Cooperação Econômica da Alemanha salientou que há 500 Municípios ativos no país na área de cooperação internacional, mas o número representa cerca de 50% da população alemã. 

O evento também abordou o desafio de engajar a sociedade civil, especialmente os jovens, nas ações de cooperação internacional. Foi dado o exemplo de um acordo de cidades irmãs entre uma cidade alemã e outra nicaraguense, que já existe há 30 anos. A cooperação teve início como um compromisso político e depois envolveu a sociedade civil. Ainda nesse aspecto, um representante de um centro educativo na Nicarágua comentou que a aplicação de recursos para cooperação internacional municipal – com o envolvimento de jovens – representa investimento e não gasto. 

Participantes
Além da CNM, estiveram presentes representantes políticos e técnicos de governos locais e da sociedade civil dessas regiões, incluindo o Secretário de Serviços Públicos do Município de Jundiaí/SP e assessora de organização da sociedade civil do Município do Rio de Janeiro. Municípios da Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador, Jamaica, Nicarágua e Peru também enviaram participantes para a Conferência. 


Notícias relacionadas