Notícias
16/12/2015
CNM lança infográfico com os principais resultados da COP21
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lançou na segunda-feira, 14 de dezembro, um infográfico com os principais resultados da 21.ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21). A Conferência encerrou na semana passada com a adoção de um novo acordo global para combater os efeitos das mudanças climáticas e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
O infográfico produzido pela CNM tem como objetivo facilitar o entendimento dos principais pontos do Acordo de Paris. A entidade integrou a delegação brasileira na COP21 da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. A Confederação representou os interesses dos Municípios em todo o período de realização do evento.
O compromisso firmado por meio do Acordo de Paris foi ratificado pelas 195 países integrantes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Um dos objetivos é manter o aquecimento global “muito abaixo de 2ºC”, buscando ainda esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5° C acima dos níveis pré-industriais. O documento une pela primeira vez países ricos e em desenvolvimento no combate às mudanças climáticas.
Pela primeira vez em mais de 20 anos, a Conferência promoveu uma negociação no âmbito das Nações Unidas para alcançar um acordo global juridicamente vinculante sobre o clima. O resultado das negociações em Paris impactará diretamente na vida dos cidadãos, principalmente pelo fato de definir a locação de esforços nacionais e internacionais de políticas públicas sobre as mudanças climáticas. Por esse motivo, a CNM ressalta que é imprescindível a participação dos governos locais no processo de implementação dos compromissos tomados pelo governo federal.
Clique aqui para baixar o infográfico com os principais resultados da COP21. Acesse a íntegra do Acordo de Paris.