Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM Internacional completa hoje um ano de trabalho

Notícias

21/11/2007

Compartilhe esta notícia:

CNM Internacional completa hoje um ano de trabalho

Agência CNM

 

A CNM Internacional completa hoje, 21 de novembro, o seu primeiro ano de trabalho. Nesses primeiros 12 meses, a área levou a Confederação Nacional de Municípios (CNM) à vice-presidência da Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma) e a tornou representante brasileira no Bureau Executivo da organização internacional Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU).

 

Além desses dois assentos, a CNM participa hoje dos principais fóruns brasileiros de relacionamento com a Presidência da República, com o Ministério de Relações Exteriores e com os secretários municipais de Relações Internacionais, entre outras instâncias.

 

Foram realizados ainda nesse período estudos técnicos sobre os processos de cooperação e a necessidade de estabelecimento de um marco regulatório da cooperação descentralizada; projetos em parceria com agências internacionais de financiamento e cooperação técnica, como Aliança das Cidades, ART Iniciativa e Banco Mundial; e eventos, como o Fronteiras em Debate – I Encontro dos Municípios de Fronteiras, o curso Agenda Digital e o III Congresso Latino-Americano de Cidades e Governos Locais.

 

“O reconhecimento internacional da CNM fica evidente a cada novo convite que recebemos para representar os municípios brasileiros em fóruns internacionais”, afirma o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

 

Novos passos

No planejamento da CNM Internacional para 2008, está o aprofundamento da aproximação dos municípios brasileiros a partir das redes de relações e recursos estabelecidos em 2007. Na XI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que deve ocorrer em abril, será aberto um espaço para os prefeitos fazerem contatos com diferentes atores internacionais.

 

“Começa a nascer uma nova era para o processo de integração mundial dos municípios, e o Brasil precisa assumir a posição de vanguarda, garantindo a melhoria das condições de vida de nossos cidadãos de nossas cidades”, diz Ziulkoski.

 

Saiba mais sobre a CNM Internacional


Notícias relacionadas