Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM incentiva parcerias com entidade municipalista internacional

Notícias

13/05/2009

Compartilhe esta notícia:

CNM incentiva parcerias com entidade municipalista internacional

CNM

 

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) quer aumentar o número de representantes brasileiros na entidade internacional Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), que possui filiados em 127 países. Por isso, a CNM incentiva os Municípios a se candidatarem para compor a estrutura do CGLU, formada por Comitês e Grupos de Trabalho (GT).

 

Todos os Municípios brasileiros podem se unir a CGLU e fazer parte das reuniões dos Comitês e dos GTs. O Brasil é atualmente representado na CGLU por 10 Municípios e quatro associações municipais. Eles têm a possibilidade de pautar assuntos nas discussões internacionais da entidade, mostrando quais são as realidades da administração local. Isso traz para o Município maior visibilidade dentro do país e no mundo.

 

Os Comitês e GTs são separados por temas que envolvem a gestão pública municipal. Criados em 2004, as divisões da CGLU são definidas pelo Bureau Executivo. Os Comitês são responsáveis pela elaboração e prática das políticas da entidade internacional e podem criar um ou mais Grupos de Trabalho.

 

Os GTs por sua vez contribuem com o desenvolvimento de propostas com o objetivo de enriquecer os debates centrais a cada Comitê, e também contribuem com iniciativas de cooperação entre governos locais e suas associações dentro do marco de ação definido pelo Bureau Executivo.


Tanto os GTs quanto os Comitês são dirigidos em mandatos de três anos por membros individuais ou por associações de Municípios, que necessariamente devem participar de ao menos três sessões distintas da CGLU - nacional, local, regional e mundial. O Bureau Executivo é quem avalia e valida a lista dos participantes, sempre velando pelo equilíbrio regional.


Histórico da CGLU

A Cidades e Governos Locais Unidos atua para o fortalecimento municipal em todo o mundo. Na América Latina, a CGLU é representada pela Federação Latino-Americana de Municípios (Flacma), da qual o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, é vice-presidente. O maior objetivo da união destes entes é facilitar programas e parcerias entre os mesmos.


CNM nos comitês da CGLU
O presidente Ziulkoski também compôs, no cargo de vice-presidente, o Comitê de Tecnologia. Para ele, fazer parte dos Comitês e Grupos de Trabalho é uma excelente forma de participar dos debates mundiais sobre temas de extrema importância para os governos locais e de inserir nas discussões as questões de relevância para a realidade de cada Município.


Incentivo
A CNM incentiva que os Municípios se interem das atividades dessa rede e dos relatórios divulgados por esses grupos de trabalho e comitês para estarem antenados aos principais temas que têm recebido maior atenção pelas agências e fundos de financiamento de projetos para desenvolvimento local.

 

Para mais informação sobre os Comitês e Grupos de Trabalho, entre em contato com o Secretariado Mundial por meio do: info@cities-localgovernments.org



 


Notícias relacionadas