Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM incentiva inserção internacional dos municípios do Amazonas

Notícias

04/05/2009

Compartilhe esta notícia:

CNM incentiva inserção internacional dos municípios do Amazonas

CNM

A Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceira com a Associação Amazonense de Municípios (AAM), prevê inserir os municípios do Amazonas no cenário das relações internacionais. Para conquistar este objetivo, um encontro de representantes da CNM com o presidente da AAM, Jair Aguiar Souto, ocorreu dia 15 de abril, na sede da Associação, em Manaus (AM).

Na ocasião, um primeiro evento ficou pré-agendado para outubro com todas as prefeituras do estado – que são 62 – e que contará também com a participação de diversos órgãos internacionais. A expectativa é projetar internacionalmente a Região Amazônica nesse evento, que contará com que cerca de 1.500 participantes  com o tema a Floresta em Pé.

A CNM defende que discutir as potencialidades turísticas, econômicas e culturais do Amazonas é fundamental para sua atuação internacional – considerando, principalmente, o interesse do mundo na região.  Para isso, a CNM propõe que um primeiro passo seja o desenvolvimento de projetos internacionais das prefeituras em parceria com as universidades, em especial as que possuem cursos de Relações Internacionais e Comércio Exterior.

Além das definições do projeto de parceria, os representantes da CNM deram as primeiras orientações para que AAM possa estruturar uma área internacional na instituição. “A nossa expectativa é de sensibilizar os prefeitos para este tema, que é de relevância para a questão do meio ambiente e, acima de tudo, da economia dos municípios, através do turismo”, explica Souto.

Atuação Internacional
O presidente da AAM destaca a possibilidade de criar projetos de cidades irmãs, que possibilitará parcerias das prefeituras locais com outras do mundo inteiro. ”Não podemos abrir mão da questão internacional e da globalização porque ela afeta os nossos municípios”, pondera.

Souto salienta que os municípios de fronteira são exemplos de cidades que já tratam da relação internacional, mas ainda sem o know-how necessário. “Nós pretendemos nos profissionalizar para explorar o máximo possível esse potencial e não deixar as ONGs atuando sozinhas. Nós, municípios, somos, de fato, o ente federado ideal para realizar as articulações necessárias”, comenta.

Representação
Um dos pontos da reunião foi a apresentação dos ganhos obtidos pelo movimento municipalista brasileiro no campo da representação política, graças à atuação internacional da CNM. Ocupando hoje o maior posto de representação municipalista no contexto regional da América Latina, a CNM representa a Região Brasil e defende os municípios brasileiros no cargo de vice-presidente da Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações Municipalistas (FLACMA). Esta posição regional de destaque levou a CNM a assumir a representação brasileira dentro do Bureau Executivo da rede mundial Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), com sede em Barcelona (Espanha). Indo mais além, a CNM assumiu recentemente um assento no Conselho Consultivo de Autoridades Locais nas Nações Unidas (UNACLA).

Leia também
CNM Representa municípios brasileiros na ONU
Políticas de sustentabilidade: CNM debate parceria com Iclei


Notícias relacionadas