Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM firma parceria para envolver Municípios nos debates da Rio+20

Notícias

30/05/2012

Compartilhe esta notícia:

CNM firma parceria para envolver Municípios nos debates da Rio+20

Agência CNMA Confederação Nacional de Municípios (CNM) pretende envolver todos os Municípios brasileiros na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Com esse intuito, a CNM firmou parceria com o Centro de Informações das Nações Unidas – Rio de Janeiro (UNIC-Rio) por meio da Agenda Total e da campanha “O futuro que queremos”.

A Conferência ocorrerá no Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 22 de junho, e deve ser a maior da história. O mundo estará com os olhos voltados para o Brasil. E para envolver a comunidade municipal no evento, a CNM lançou um site, em que estão disponíveis todas as informações, principalmente a de como os Municípios podem participar.

A proposta da CNM é que todos os Municípios realizem ações voltadas para a temática em suas localidades. Para alcançar a meta, a Confederação vai disponibilizar logins e senhas aos Municípios interessados para acessarem a plataforma on-line. Com estes, será possível acompanhar os debates da Conferência em tempo real; interagir com todos os Municípios brasileiros e postar experiências, inclusive com fotos e vídeos.

“É importante que os Municípios participem da discussão, já que as decisões tomadas pelos Chefes de Estado e de governo durante a Rio+20 terão impacto direto no local, inclusive na gestão dos Municípios brasileiros”, alerta Paulo Ziulkoski. Ele ressalta que é nos Municípios que os impactos do modelo de desenvolvimento atual são sentidos. “São os prefeitos quem lidam diretamente com as consequências das catástrofes naturais, como secas prolongadas e períodos contínuos de chuva intensa”, disse Ziulkoski ao mencionar a dificuldade de os prefeitos apresentarem respostas imediatas nessas situações.

Durante a XV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a CNM iniciou o debate com a realização do Fórum Rio+20. Na ocasião, os presentes redigiram a Carta dos Municípios Brasileiros para a Rio+20, aprovada por unanimidade pela Assembleia Geral da CNM. O documento será apresentado na Rio+20 como o posicionamento dos Municípios brasileiros.

No site WWW.rio20.cnm.org.br  estão disponíveis todas as informações de como os Municípios podem participar. Entre e cadastre-se na plataforma, participe dos debates e responda a pergunta “Qual o futuro que os municípios brasileiros querem?”.





Notícias relacionadas