Notícias
04/12/2009
CNM fará parte de grupo de cooperação entre Brasil e Itália
CNM
O Comitê Misto para Cooperação Descentralizada Brasil – Itália terá a Confederação Nacional de Municípios (CNM) como integrante conselheira. Com esta participação, a entidade enviará propostas, com base nas demandas municipalistas, à Secretaria de Assuntos Federativos (SAF). Essas ideias devem auxiliar no funcionamento do Comitê.
A presença da CNM nas reuniões desse grupo objetiva garantir o acesso de pequenos Municípios aos projetos desenvolvidos no Comitê. A Confederação quer garantir os benefícios dessa cúpula também aos Municípios com menos de 50 mil habitantes.
Além disso, a entidade irá contribuir com o conhecimento técnico sobre cooperação descentralizada e cidades-irmãs – Municípios de diferentes países com laços de interação cultural e econômica - do Brasil e da Itália.
Convite
A CNM foi convidada para integrar este grupo durante a IV Reunião do Conselho Ítalo-Brasileiro de Cooperação Econômica, Industrial, Financeira e para o Desenvolvimento. O encontro ocorreu no Palácio do Itamaraty, no último dia 9 de novembro. Na ocasião, houve troca de experiências e debates em torno dos projetos italianos aplicados em alguns dos Municípios brasileiros.
As possíveis novas propostas de cooperação entre os dois países se tornam mais importantes à medida que avançam as negociações para o Ano da Itália no Brasil, que deverá ser marcado possivelmente para 2011.