Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM e Unitar manifestam interesse em firmar parceria

Notícias

26/11/2008

Compartilhe esta notícia:

CNM e Unitar manifestam interesse em firmar parceria

Agência CNM

 

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebeu nesta segunda-feira, dia 24 de novembro, a visita de representantes do United Nations Institute for Training and Research (Unitar) – Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa. A intenção da visita foi a de estreitar laços entre as entidades com a intenção de firmar parceria para a capacitação de técnicos para atuação nos municípios brasileiros.

 

O Unitar é um instituto ligado à Organização das Nações Unidas (ONU) que, entre outros objetivos, trabalha com a capacitação de recursos humanos nos vários países em que atua. Na ocasião da visita, Sueli Giorgetta e Charllote Diez, as representantes do Unitar, apresentaram aos profissionais da CNM a idéia de desenvolver, juntamente com a Confederação, cursos de capacitação on-line voltados para servidores públicos.

 

Elas destacaram a possibilidade de que sejam utilizadas, como material didático básico desses cursos, as cartilhas da “Coletânea Gestão Pública Municipal: Gestão 2009-2012”, produzidas pela CNM. Ressaltou-se, ainda, que os cursos e as cartilhas podem ser oferecidos tanto em nível nacional quanto em outros países de língua portuguesa.


Segundo elas, a linguagem simples e direta das cartilhas seria de grande valia ao uso didático. Em seguida, as representantes destacaram o interesse do Unitar de construir módulos dos cursos a partir das cartilhas da CNM relativas à atuação internacional da Confederação nos municípios brasileiros e sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), pela capacidade de compartilhar as informações do material didático com outros países, não se limitando à realidade brasileira.

 

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2000, foram estabelecidos a partir da análise do organismo internacional sobre os maiores problemas mundiais. Ao todo, são oito. Entre eles estão os objetivos de erradicar a extrema pobreza e a fome, proporcionar educação básica de qualidade para todos e reduzir a mortalidade infantil.

 

Curitiba foi o primeiro município brasileiro a sediar um centro do Unitar, em 2002, que capacitou autoridades locais paranaenses em relação ao desenvolvimento sustentável. “A escolha de uma cidade brasileira como sede do primeiro de um total de cinco centros de treinamento ao redor do mundo se deu pela importância do país como pólo de desenvolvimento da América Latina e Caribe e também para os países de língua portuguesa na África e na Ásia", afirmou o então diretor do Unitar, Christophe Nuttal, durante a Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, ocorrida em Johannesburgo, na África do Sul, no final de agosto e início de setembro de 2002.

 


Notícias relacionadas