Notícias
28/04/2016
CNM e Prefeitura de Palmas participam de evento global sobre desenvolvimento urbano
Uma série inovadora de reuniões globais que objetivam criar uma rede de colaboração de alto-nível entre participantes seletos sobre desenvolvimento urbano por meio do compartilhamento de melhores práticas e estudos de casos de sucesso já está em plena atividade. Os encontros começaram nesta quarta-feira, 27 de abril. Chamada de Edição latino-americana da 20-20, o evento se encerra na sexta-feira 29.
O evento é organizado pela Cities Today, uma revista pioneira voltada para a temática do desenvolvimento urbano global, que publica análises e trabalha em prol do compartilhamento de experiências na administração urbanística.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM), parceira da Cities Today, indicou a cidade de Palmas (TO) para apresentar suas inovações promissoras de urbanismo sustentável. A Confederação parabeniza a Cities Today pela promoção da cooperação entre Municípios.
Transporte e planejamento urbano
O tema deste ano é Transporte Urbano e Planejamento e, por meio de diálogos entre prefeituras, organizações civis e outros importantes articuladores no assunto, serão abordados quatro pilares do urbanismo verde mais recente. São eles energia e materiais; características socioculturais; planejamento urbano e transporte; e água e biodiversidade.
A cidade de Palmas, uma das mais ativas na gestão da mobilidade urbana verde do Brasil, é uma das participantes do evento e apresenta seu projeto de Bus Rapid Transit (BRT) elétrico que está avançando. O projeto inovador envolve não apenas a inserção dos veículos diferenciados, mas também prevê a instalação de placas de energia solar nas estações do BRT e a criação de espaços públicos arborizados e eficientemente sustentáveis nas regiões circundantes às estações.
O prefeito, Carlos Amastha, também irá mostrar um projeto de instalação de placas voltaicas em estacionamentos, de modo a captar a energia solar ao mesmo tempo em que protege os veículos. As inovações em Palmas recebem apoio do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A Confederação incentiva iniciativas como estas que se mostram soluções urbanísticas favoráveis ao meio-ambiente e promovedoras de maior qualidade de vida para a população.