Notícias
08/09/2014
CNM e Pnud promovem oficina e compartilham experiências
Na última sexta-feira, 5 de setembro, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) organizaram um workshop para troca de informações sobre projetos implementados pelas entidades e possibilidade de estabelecer parcerias.
Os temas debatidos envolveram gestão de riscos de desastres, segurança cidadã, corrupção, esporte e desenvolvimento, Atlas do Desenvolvimento Humano dos Municípios, cooperação Sul-Sul e agenda pós-2015. Como parte da oficina, as duas entidades discutiram como têm utilizado a metodologia desenvolvida no projeto CapaCidades.
O Pnud falou sobre os projetos que aplicaram essa metodologia participativa como forma de promover a colaboração entre o poder público municipal e a sociedade civil nas áreas de Convivência e Segurança Cidadã, e para o desenvolvimento em áreas de mineração recente. A CNM também está utilizando a metodologia no projeto Municípios Seguros e Livres de Violência contra as Mulheres, o qual teve início em abril deste ano.
CapaCidades
O objetivo da iniciativa, implementada entre 2009 e 2012, era fortalecer as capacidades locais e promover o desenvolvimento humano na gestão pública. Assim, a CNM e o Pnud desenvolveram metodologias práticas que foram testadas e melhoradas ao longo do projeto. As ações ocorreram nos Municípios de Abaetuba (PA), Barbalha (CE), Jaguarão (RS) e Marliéria (MG).
A iniciativa reuniu participantes das administrações municipais, do setor privado e da sociedade civil. Como resultado, foi produzida uma série de cadernos para auxiliar os Municípios a implementarem ações semelhantes em suas áreas. A CNM encoraja os gestores a utilizar as publicações com enfoque na realidade local e a replicar as práticas.
Confira abaixo a série de publicações do CapaCidades:
Mobilização e Comunicação Social
Mecanismos de Coordenação Local
Diagnóstico Municipal Participativo
Monitoramento e Avaliação Participativa de Ações Municipais
Soluções integradas
Leia também a revista CapaCidades