Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM é nomeada para Secretaria Interina da Flacma durante Congresso em Porto Rico

Notícias

31/08/2015

Compartilhe esta notícia:

CNM é nomeada para Secretaria Interina da Flacma durante Congresso em Porto Rico

31082015_Encontro_San_JuanA Confederação Nacional de Municípios (CNM) vai constituir interinamente a secretaria executiva da Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações (Flacma) até março de 2016. A nomeação ocorreu no dia 20 de agosto, durante a participação da entidade no IX Congresso Latino - Americano de Cidades e Governos Locais em San Juan, capital de Porto Rico.

Com a nomeação, a Confederação vai apoiar a coordenação atual da federação latino-americana que cabe ao seu Comitê Técnico, formado pelos secretários e diretores executivos das associações membros.

Durante o Congresso, a CNM foi representada pelos prefeitos membros da diretoria e do conselho político da entidade, Luiz Sorvos, Eduardo Tabosa e José Patriota. Também participou da comitiva o diretor executivo, Gustavo Cezário. A Confederação poderá desenvolver mais ações para fomentar o avanço em frentes do movimento municipalista como política, desenvolvimento de projetos, comunicação e o próprio fortalecimento da estrutura da FLACMA.

A integração do movimento municipalista por diversas associações que compõem a FLACMA é  importante principalmente em um momento de definição e implementação de novas agendas internacionais que impactam os governos locais. Entre elas, estão os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as questões sobre mudanças climáticas, habitação e urbanização.

Além disso, a CNM  vai contribuir com ações em preparação para eventos de relevância para os Municípios da  América Latina, como a Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), em Quito, no Equador; e o Congresso Mundial da CGLU, em Bogotá, na Colômbia.

Apresentações
No Congresso em San Juan, a delegação da CNM participou de um painel organizado pela Agência das Nações Unidas que tratou sobre a redução de riscos de desastres. Na oportunidade, Eduardo Tabosa abordou a realidade dos desastres naturais no Brasil.

A apresentação de Luiz Sorvos abordou as inovações para a modernização local e uma perspectiva dos Municípios brasileiros. Já José Patriota ministrou uma palestra sobre as mudanças climáticas, a convivência com o semiárido e a energia sustentável no Brasil. Gustavo Cezário realizou ainda uma exposição sobre “Planejamento Territorial e Boas Práticas no Brasil”, em painel coordenado pela ONU-Habitat.31082015_Encontro_Washington

Reuniões em Washington
A comitiva da CNM também participou nos dias 24 e 25 de agosto de várias reuniões com organizações internacionais e membros do Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização dos Estados Americanos. O tema dos encontros realizados em Washington, nos Estados Unidos, foram para discutir apoio mais amplo para iniciativas que fortaleçam a gestão local no Brasil e na América Latina.

Os representantes da CNM ainda foram recebidos pelo embaixador do Brasil em Washington, Luiz Alberto Figueiredo Machado, que foi Ministro do Estado de Relações Exteriores do Brasil entre 2013 a 2014. No encontro, foram discutidas questões de relevância para os Municípios brasileiros e latino-americanos. Entre elas, a situação dos prefeitos detidos na Venezuela, a criação de instâncias de governos locais dentro de organizações internacionais regionais e a cooperação diante da situação de emergência vivenciada pelo semiárido brasileiro.


Notícias relacionadas