Notícias
17/12/2012
CNM e Conselho Japonês oferecem vagas para intercâmbio de servidores no Japão
A Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com o Conselho Japonês de Autoridades Locais para as Relações Internacionais (Clair), abrem oportunidade para mais um intercâmbio profissional. As entidades estão no processo de seleção de servidores públicos de Estados ou Municípios para uma troca de conhecimentos nos governos locais do Japão. São duas vagas, uma para educador e outra para psicólogo.
Os interessados têm até o dia 18 de janeiro para se inscreverem para a edição de 2013 do Programa de Treinamento de Funcionários Governamentais Locais (LGOTP – em inglês - Local Government Officials Training Program). O objetivo é aprimorar as habilidades do servidor brasileiro e interagir com os governos municipais japoneses.
Os intercambistas vão morar na cidade de Toyohashi ou na província de Gunma. A duração do intercâmbio será de seis meses para o educador e 10 meses para o psicólogo. O início do treinamento será no dia 19 de maio do próximo ano.
Benefícios aos governos locais no Brasil
A CNM ressalta que esta oportunidade é relevante também para os Municípios. Pois, após a experiência no Japão, os servidores voltam ao trabalho com mais qualificação e podem aplicar no Brasil os conhecimentos adquiridos no exterior.
A tarefa do psicólogo será aprender sobre a situação dos descendentes de japoneses que trabalham no Japão. Ele deve coletar dados e pesquisar as condições emocionais e psicológicas de crianças. O educador conhecerá o sistema educacional japonês, o apoio dado às crianças imigrantes e as que deixam o Japão, além de apresentar o sistema educacional brasileiro.
Alguns critérios
Para a seleção, os candidatos devem falar a língua local – japonês – ou inglês. Os inscritos que dominarem os dois idiomas terão prioridade na seleção. Prioriza-se também os candidatos de 20 e 39 anos de idade, todavia essa regra pode não ser aplicada. O intercambista não pode ter antecedentes criminais que o impeçam de entrar no Japão. Tanto homens como mulheres são igualmente incentivados a participarem no programa. A CNM ressalta que não há custos do intercâmbio para os participantes.
Outros critérios e o formulário de inscrição podem ser acessados pelo site http://www.lgotp.cnm.org.br/lgotp/.