Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM e Clair fazem seleção para experiência de treinamento no Japão

Notícias

03/01/2013

Compartilhe esta notícia:

CNM e Clair fazem seleção para experiência de treinamento no Japão

Ag. CNMA Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Conselho Japonês de Autoridades Locais para as Relações Internacionais (Clair) fazem seleção de candidatos para participarem da edição de 2013 do Programa de Treinamento de Funcionários Governamentais Locais (Local Government Officials Training Program – LGOTP) como trainees em governos locais no Japão.  Os interessados têm até o dia 18 de janeiro para preencherem os formulários do programa e assim fazer as inscrições.

O objetivo do programa é oferecer aos participantes conhecimentos e habilidades técnicas dos governos locais japoneses e intensificar as relações entre os governos locais japoneses com os de outros países. Os selecionados participam de treinamento em governos locais japoneses por um período de seis ou 10 meses de acordo com a instituição receptora. Os custos com passagem, hospedagem, treinamento, alimentação e transporte dentro do Japão estão inclusos no programa.

No Brasil, um educador e um psicólogo serão selecionados para participarem do programa. Eles farão treinamento nos governos locais das cidades de Toyohashi e Gunma, respectivamente.

Em 2012
Na edição de 2012, as psicólogas Alessandra Salierno e Gizelli Rizzi foram as selecionadas. Alessandra é psicóloga na Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) e Giselle é psicóloga da Prefeitura de Brunópolis (SC). Elas estão atualmente no Japão como participante do programa LGOTP.

Segundo a psicóloga da AMM, o trabalho é realizado em três escolas brasileiras e em duas escolas japonesas, nas cidades de Oizumi-machi e Ota-shi, na província Gunma-ken. E o programa tem duração de 10 meses, incluindo os treinamentos em Tóquio e Shiga-ken.

“Essa experiência tem me acrescentado muitas coisas boas. Aprendi sobre a história, política, cultura, sociedade e costumes do Japão. Também pude aprender muito mais sobre o Brasil, conhecendo a história de seus conterrâneos no Japão e tudo que os trouxe até aqui. Tudo isso é aprendido diariamente e é importante para mim como profissional e como cidadã”, esclarece Alessandra sobre a importância do programa.

Conhecimento
De acordo com a psicóloga na prefeitura de Brunópolis (SC), o programa além de agregar conhecimento também é a experiência de viver em outro país proporciona ao profissional conhecer a cultura, hábitos e costumes deste país.

“Como proposta do LGOTP, gostaria de trazer para o Brasil alguns conceitos do modelo educacional japonês para que cada vez mais possamos ter uma educação de qualidade”, explica Giselle.

A equipe da CNM ficará à disposição para o esclarecimento de dúvidas das 9h às 12h e das 14h às 18h, pelo telefone (61) 2101-6032.

Para mais informações, acesse o site www.lgotp.cnm.org.br.


Notícias relacionadas