Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM discute projeto com municípios gêmeos

Notícias

22/09/2008

Compartilhe esta notícia:

CNM discute projeto com municípios gêmeos

Agência CNM

 

No dia 12 de setembro a Confederação Nacional de Municípios (CNM) se reuniu com os municípios gêmeos de Santana do Livramento (RS) e Rivera (Uruguai) para iniciarem um projeto de Gestão Ambiental Integrada entre o Brasil e o Uruguai.

 

O diretor general interino de Rivera, Alejandro Bertón, informou que o município já vinha gerenciando um projeto para trabalhar com reciclagem, mas não pôde ser executado por não possuir financiamento. Na mesma ocasião, o diretor geral de Promoção e Desenvolvimento de Rivera, Abílio Briz, também afirmou que não existem leis nem políticas de fronteira, o que dificulta ações a respeito.

 

A CNM concorda que há poucas iniciativas para a região fronteiriça, tanto dos governos nacionais como das agências internacionais, assim como há poucos recursos internacionais para projetos de integração de infra-estrutura. Para a entidade, é preciso buscar engenharia de projetos e construir políticas de fronteira para fortalecer os municípios fronteiriços, aproveitando que há bons exemplos em áreas similares. Em relação a projetos de resíduos sólidos e geração de energia, a CNM defende que as iniciativas precisam ser sustentáveis para aumentar a qualidade de vida da população.

 

A área técnica da Confederação informou que já iniciou alguns projetos específicos para os municípios de fronteira brasileiros em conjunto com os dos países vizinhos e enfatiza a importância da cooperação internacional transfronteiriça para atingir resultados concretos e mais eficazes nessa região.


 


Notícias relacionadas