

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.
28/11/2014
Nesta quinta-feira, 27 de novembro, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) convocou uma reunião com o Município de Valparaíso de Goiás (GO) e discutiu os desafios enfrentados na implementação das políticas públicas do governo federal na elaboração dos planos municipais.
A Confederação apresentou uma proposta que vem sendo feita pelas áreas de Desenvolvimento Territorial e Internacional da entidade. O objetivo é adaptar e aplicar a metodologia, desenvolvida pela SMART da Universidade de Michigan, no Município. E assim, disseminar a experiência levando em conta à realidade brasileira.
A CNM explica que a metodologia promove a identificação e o engajamento dos atores locais em atividades que resultem em soluções de integração dos diversos modos de transporte, serviços, tecnologias e infraestruturas, e a distribuição adequada dos sistemas de transportes.
Benefícios
Serão vários benefícios agregados, como: a integração dos meios de transporte, serviços e projetos; a otimização dos sistemas; a adoção de tecnologias; e a conexão entre os projetistas urbanos, os engenheiros, as autoridades das cidades, os líderes das empresas, os inovadores, os empresários, os líderes comunitários e sociedade civil e os pesquisadores - para mapear e transformar a infraestrutura baseada nas necessidades e nos pontos fortes locais e regionais e nas oportunidades do mercado global.
Outros benefícios incluem também a otimização da economia com a geração de empregos e o aumento dos negócios, devido ao estímulo às economias locais e à competitividade urbana.