Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM discute capacitação e fortalecimento institucional em reuniões da CGLU em reuniões na Espanha e Holanda

Notícias

07/10/2015

Compartilhe esta notícia:

CNM discute capacitação e fortalecimento institucional em reuniões da CGLU em reuniões na Espanha e Holanda

 CGLUA Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou de uma série de eventos da rede mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU). As reuniões com vários representantes de associações municipalistas europeias foram realizados entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro na Holanda e Espanha.

A primeira sessão de trabalho ocorreu nos dias 29 e 30 de setembro na sede da entidade, em Barcelona, Espanha. O evento reuniu representantes de diversas associações municipalistas para debater a elaboração da Agenda de Capacitação da CGLU.  As discussões abordaram temas como iniciativas exitosas de capacitação realizadas pelas associações presentes, metodologias para execução de projetos de cooperação técnica e critérios para seleção das ações que irão integrar a Agenda de Capacitação da rede mundial.

Em sua participação, a CNM relatou o progresso de alguns dos projetos de cooperação técnica que foram executados recentemente pela entidade. Entre eles, estão o Projeto ReInserir e o Projeto Mulheres Seguras. Além disso, a CNM demonstrou interesse em realizar ações de cooperação técnica em conjunto com outras associações municipalistas sul-americanas.

Comitê de Cooperação e Fortalecimento Institucional
Depois de Barcelona, a agenda seguiu nos dias 1º e 2 de outubro para a reunião anual do Comitê de Cooperação e Fortalecimento Institucional da CGLU em Haia, Holanda. O objetivo do encontro foi promover a troca de informações e conhecimentos sobre programas de cooperação técnica internacional desenvolvidos no âmbito dos governos locais.

Na oportunidade, foram compartilhadas diversas informações sobre iniciativas pontuais de cooperação técnica. Também foram apresentados o Programa Platforma, implementado pela Comissão Europeia e o Projeto ALLAS, que envolve cidades latino-americanas. Além da CNM, a reunião contou com a participação de representantes de associações municipalistas de Holanda, Inglaterra, Alemanha, Canadá, Bélgica, França, México e África do Sul. Ainda marcaram presença as representações da Suécia, Noruega, Turquia, Polônia e República Checa e da União Europeia.


Notícias relacionadas