Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM destaca reunião da organização mundial de governos locais

Notícias

15/07/2014

Compartilhe esta notícia:

CNM destaca reunião da organização mundial de governos locais

CGLUNo último mês, o Bureau Executivo da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) se reuniu em Liverpool, no Reino Unido. Mais de 250 representantes de 48 países discutiram os principais temas do movimento municipalista internacional.
 
Durante o evento foi discutida a construção da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, que substituirá os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Os participantes concordaram que se os líderes locais perceberem essa nova agenda como um reflexo de suas próprias prioridades, eles se apropriarão da nova agenda internacional. Ao mesmo tempo, o desafio da tarefa é grande. Alguns participantes admitiram que os ODM nunca foram mencionados em suas localidades. Em contraposição, outros governos locais informaram que já trabalham na implementação desses objetivos.
 
Referente à nova agenda mundial, o presidente da CGLU e prefeito de Istambul, Kadir Topbas, ressaltou questões enfrentadas por governos locais que devem ser propriamente discutidas. “A questão é como nós, líderes locais, regionais e nacionais, podemos comandar nosso destino e ajustar a vida de bilhões de moradores urbanos, para lidar com a falta de infraestrutura e a dificuldade em fornecer os serviços urbanos básicos” declarou.
 
Espaços públicos e governança urbana
A planificação e os espaços públicos foram o foco de uma das reuniões. Os participantes concordaram que o espaço público tem um impacto direto na vida dos cidadãos e deveria ser considerado como um bem público. Foram acordados os seguintes passos a serem tomados pela CGLU: ampliação de campanha para o desenvolvimento focado nas pessoas, compilar práticas, pressionar organizações internacionais a atuar mais nessa área e promover a cooperação entre os membros da entidade.
 
Uma sessão especial sobre Governança Urbana e Agenda Global foi promovida junto à iniciativa LSE Cities da universidade britânica London School of Economics. O grupo irá elaborar um estudo que identificará os fatores de risco na gestão das cidades e instrumentos de análise para melhorar a gestão. Isso será feito com base na participação de governos locais.
 
Eventos Internacionais
A cidade de Bilbao, na Espanha, foi eleita para sediar a 1ª Cúpula de Cultura da CGLU em 2015. O evento representará um ponto crucial para a definição da Agenda de Cidades e Governos Locais sobre o tema.  A cultura teve um papel fundamental como motor da atividade econômica e de transformação social de Bilbao dentro da estratégia de desenvolvimento da cidade. Espera-se assim consolidá-la como referência para outros Municípios por suas políticas, infraestruturas e ações.
 
Para a 2.ª Edição do Prêmio de Guangzhou sobre inovação urbana, foram recebidas cerca de 2.000 candidaturas de todo o mundo. Devido a esse sucesso, foi proposto a criação de um Grupo de Trabalho de Práticas em Inovação Urbana para potencializar o intercâmbio internacional e a cooperação sobre o assunto.
 
Os resultados do prêmio serão divulgados em evento em Ghagzhou, na China, de 27 a 29 de novembro. Na mesma semana, será realizada a reunião do Conselho Mundial da CGLU na cidade chinesa de Haikou, de 24 a 26 de novembro.

Notícias relacionadas