Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM debate regulação dos transportes no Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana

Notícias

26/09/2022

Compartilhe esta notícia:

CNM debate regulação dos transportes no Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana

IMG 3458 1O texto da proposta do Marco Regulatório dos Transportes esteve em discussão pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e demais integrantes que compõem o Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana. O debate ocorreu durante a 9ª Reunião Ordinária do colegiado e também foi a oportunidade de celebrar um ano de constituição do Fórum e da Semana Nacional de Mobilidade.

O Marco Legal do Transporte Público Coletivo é um instrumento importante e necessário que vai trazer impactos positivos para os Municípios brasileiros. Como integrante do Fórum, a Confederação utiliza o espaço para apresentar as pautas municipalistas na construção e na implementação de ações relacionadas às políticas públicas de mobilidade urbana nas cidades.

O Fórum Consultivo da Mobilidade Urbana tem como função assessorar a Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano (SMDRU) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em ações relacionadas às políticas públicas de mobilidade urbana. São três vertentes: avaliação dos serviços de transporte público coletivo urbanos, intermunicipais de caráter urbano e metropolitanos de passageiros. Ainda tem como objetivo a proposição de ações, programas, estudos e projetos; bem como a promoção de intercâmbio de informações sobre experiências nacionais e internacionais relativas ao setor.

Participação nas decisões
A participação da CNM como integrante do colegiado e com direito a voto representa um avanço do movimento municipalista. Ao reconhecer a importância do Fórum, a entidade ressalta que utiliza o espaço de debate para apresentar as realidades e desafios dos Municípios na gestão do transporte. As funções dos membros, dos grupos de trabalho e/ou dos convidados não são remuneradas, sendo seu desempenho considerado como de serviço público relevante.


Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas