Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM debate desenvolvimento urbano e políticas de habitação em evento na Alemanha

Notícias

26/11/2014

Compartilhe esta notícia:

CNM debate desenvolvimento urbano e políticas de habitação em evento na Alemanha

Agência CNMOs instrumentos financeiros inovadores em desenvolvimento urbano e políticas de habitação são o tema discutido no 3.º Evento de Diálogo do Projeto Connective Cities. O encontro ocorre em Leipzig, na Alemanha, de 24 a 26 de novembro. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participa deste evento, que reúne municipalistas e a sociedade civil da Alemanha e Holanda, Ásia, África e América Latina.

Promovido pela Associação Alemã de Cidades, a agência de cooperação alemã GIZ e a organização Engagement Global, o evento traz exemplos de  experiências de sucesso. Leipzig, por exmeplo, procura desenvolver instrumentos para promover iniciativas privadas para habitação de interesse social. O governo local tem trabalhado bem sucedidamente com a sociedade civil local e busca novas formas de apoiá-los.

Nesta cidade alemã existe uma cultura de grupos de estudantes, artistas e outros que se reúnem para financiar a compra e a reforma de casas. Durante o evento, foi feita uma visita técnica a um projeto de reforma de moradia social organizada por um grupo local.

Outras experiências
A CNM falou sobre as inovações em habitação implementadas no Brasil, com a inclusão de orçamentos participativos municipais. Experiências com a estruturação de fundos municipais de empréstimos foram apresentadas pelos governos da Holanda e de Bangladesh. Uma organização da sociedade civil asiática informou sobre como desenvolveram fundos comunitários e os vincularam a Fundos de Desenvolvimento Municipais.

A Fundação Trias apresentou instrumentos financiadores para ações de moradia social que utilizam, e destacaram a combinação de fontes de recursos diferentes e formas de pagamento de financiamentos garantidos pela comunidade. Uma organização de Berlim trouxe a experiência de renovação de uma área na cidade com foco em um espaço criativo por meio de articulação social. A experiência africana da Tanzânia ressaltou a colaboração entre governo local e sociedade civil para construção de moradia.

Projeto Connective Cities
O Connective Cities tem como objetivo o desenvolvimento de uma comunidade internacional focada no desenvolvimento urbano sustentável. A iniciativa também promove um diálogo focado em cidades médias entre os dias 25 e 27 de novembro, em Cuenca, no Equador, com representantes latino-americanos de sete países, inclusive dois Municípios brasileiros indicados pela CNM.

A Assessoria Internacional da CNM ressalta a importância de participação em eventos como este para aprender sobre ideias inovadoras que são implementadas em Municípios de outros países. Além de poder debater dificuldades e soluções sob diversas óticas. A entidade acredita que, como os desafios enfrentados são similares, existe muito espaço para aprendizado e inovação.

 


Notícias relacionadas