Notícias
12/07/2016
CNM convida gestores para participar de conferência online sobre questões de gênero
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) convida os gestores municipais e interessados a participar da web conferência Canalizando Mudanças: Auditoria Participativa de Gênero. A CNM explica que trata-se de uma ferramenta que busca incorporar a questão de gênero em vários os aspectos de uma organização. A ação é promovida pela do Centro de Capacitação da Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres.
A conferência ocorrerá na próxima sexta-feira, 15 de julho, às 12h no horário de Brasília e às 11h no horário local. Não há custos de inscrição. A capacitação será realizada em idioma espanhol. O objetivo é trazer o conhecimento acerca da questão do gênero de maneira mais prática, utilizando o auto diagnóstico como ferramenta para identificar os desafios e a própria capacidade de gênero.
A mediadora será Claudia Callegari, com mais 14 anos de experiência professional no Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Ela já atuou em vários projetos voltados para o desenvolvimento de capacitação e empreendimentos desde a perspectiva de gênero, como o projeto financiado pela Comissão Europeia: "Break gender stereotypes, give talent a chance" (Quebre os estereótipos de gênero, dê uma chance ao talento).
Projeto Mulheres
As auditorias participativas também foram aplicadas pelo Projeto Municípios Seguros e Livres de Violência Contra as Mulheres, implementado pela CNM com apoio financeiro da União Europeia. Uma das oficinas do projeto tratou do mapeamento das principais áreas de risco para mulheres em espaços públicos e a proposição de políticas de segurança nesse sentido. O material utilizado pelas equipes locais está disponível no website do projeto e pode ser utilizado em outros Municípios.
Esse projeto demonstrou a importância de trabalhar a temática junto a prefeituras brasileiras e como se pode alcançar resultados concretos. Com a atuação de líderes mulheres da comunidade e de autoridades em 10 Municípios, conseguiu o desenvolvimento de leis e políticas no sentido no combate às formas de violência contra as mulheres identificados durante o projeto. Em 4 dos 10 Munícipios participantes, os Pactos Municipais pela Não Violência contra as Mulheres criados pelos grupos de trabalho locais durante o projeto já foram aprovados como leis municipais.
Curso semipresencial
Outra oportunidade de capacitação é o curso semipresencial Certificação de facilitadores da Auditoria Participativa de Gênero, que visa proporcionar formação para os facilitadores de Auditorias Participativas de Gênero tanto no âmbito das Nações Unidas, quanto de outros organismos públicos e privados. Entre as capacidades que se busca alcançar ao final da formação estão: detectar e realizar um mapa de discriminação de gênero no trabalho, identificar novos desafios e possíveis melhoras dentro do tema e identificar estratégias para a defesa e criação de capacidades na promoção de ambientes de trabalho mais inclusos.
O curso é voltado àqueles que já possuem alguma formação na área, especialistas no tema de gênero e que estejam interessados em trabalhar na incorporação da perspectiva de gênero.
Estão abertas as inscrições até o dia 30 de agosto e ocorrerá de forma online entre 22 de setembro até 21 de novembro, sendo que de 24 a 28 de outubro haverá o encontro presencial em Santo Domingo, capital da República Dominicana. Será ministrado em espanhol e há bolsas disponíveis.
Faça aqui sua inscrição para web conferência
Veja aqui o Relatório sobre a oficina 2 do Projeto Mulheres
Mais informações sobre o curso semipresencial acesse aqui