Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM convida gestores para 3° Fórum Mundial do Desenvolvimento Local

Notícias

18/06/2015

Compartilhe esta notícia:

CNM convida gestores para 3° Fórum Mundial do Desenvolvimento Local

ADivulgação Confederação Nacional de Municípios (CNM) convida os gestores municipais a participarem do 3.° Fórum Mundial do Desenvolvimento Local (DEL) que acontecerá em Turim, na Itália, entre 15 e 18 de outubro deste ano.

O objetivo do evento é fomentar o debate sobre o desenvolvimento econômico local, uma vez que este é considerado um dos principais meios de implementação da futura agenda de desenvolvimento pós-2015 no âmbito local.

O evento será um espaço destinado ao diálogo sobre competitividade regional e inovação para um desenvolvimento mais sustentável e inclusivo, localização como foco para a geração de empregos e sobre as medidas a serem tomadas para o alcance de uma urbanização sustentável que vincule o mundo rural ao urbano. O fórum também representa uma oportunidade de fomentar alianças que possam coordenar melhor os esforços com vistas à agenda pós-2015.

Plano de Ação
Durante a reunião, resultados dos processos de harmonização engendrados pela abordagem de desenvolvimento econômico local, criados no Plano de Ação adotado na Declaração Final do 2° Fórum, serão apresentados. Seu foco estratégico será as práticas e ferramentas que conseguiram integrar as dimensões urbanas e rurais nas estratégias de desenvolvimento territorial local, assim como as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômico, social e ambiental.

O evento é organizado por meio de uma parceria entre a prefeitura e província de Turim, a Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), o Fundo Andaluz de Municípios para a Solidariedade Internacional (FAMSI), a Organização de Regiões Unidas (ORU FOGAR), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Agenda de desenvolvimento pós-2015
Estão em curso negociações, no âmbito da ONU, que pretendem definir a nova agenda global de desenvolvimento para o período Pós-2015, ano no qual termina o prazo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Essas negociações ficaram conhecidas como “Agenda Pós-2015”.

Na Conferência Rio+20, realizada no Rio de Janeiro em 2012, os países se comprometeram com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conjunto de metas que substituirão os ODM e valerão por mais 15 anos até 2030. Contudo, os ODM não serão esquecidos. Eles serão incorporados pela nova agenda dos ODS, que amplia e aprofunda os objetivos e metas propostos em 2000.

Os ODS devem ainda estabelecer marcos que possibilitem avanços na direção de novo modelo de desenvolvimento. Do mesmo modo que os ODM, os ODS serão compostos de objetivos, metas, índices específicos para cada país e um conjunto de indicadores para acompanhamento de seu progresso.


Notícias relacionadas