
Notícias
26/12/2014
CNM convida gestores municipais para participarem da Conferência para Cultura
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) convida os gestores municipais brasileiros para participarem da primeira Conferência para Cultura, a ser promovida pela Rede de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU). O evento, que acontecerá na cidade de Bilbao, na Espanha, encontra-se com as inscrições abertas.
A Conferência acontecerá entre os dias 18 e 20 de março de 2015 e tem como tema Cultura e Cidades Sustentáveis. O objetivo do evento é promover o intercâmbio de conhecimentos e o trabalho de cidades e governos locais que reconhecem a importância da cultura no tema da sustentabilidade.
Na oportunidade serão apresentadas boas práticas da Agenda 21 da Cultura, instituída há dez anos por cidades e governos locais do mundo todo, comprometidos com direitos humanos, diversidade cultural, sustentabilidade, democracia e paz.
A Agenda 21 da Cultura representou um avanço no objetivo de incluir a cultura ao conceito de desenvolvimento sustentável, que originalmente se baseia em crescimento econômico, inclusão social e equilíbrio do meio-ambiente. Nesse sentido, o encontro em Bilbao promete também conectar a cultura com a atual elaboração da Agenda de Desenvolvimento pós-2015.
Na programação está prevista a apresentação dos melhores projetos do Prêmio Internacional CGLU - Cidade do México – Cultura 21, que contemplou a cidade brasileira de Belo Horizonte na categoria Prêmio Cidade, Governo Local ou Regional.
Serão apresentados também os resultados do Programa Cidades Piloto, que em 2014 compreendeu as cidades de Bogotá (Colômbia), Belo Horizonte (Brasil), Cidade do México (México), Concepción (Chile), Gabrovo (Bulgária), província de Jeju (Coréia do Sul), Talca (Chile) e Vaudreuil-Dorion (Quebec, Canadá).
Cultura 21: Ações
O ponto mais esperado da Conferência é a apresentação da versão final do documento Cultura 21: Ações, que visa a completar a Agenda 21 da Cultura com um conteúdo mais prático. Para que esse novo documento seja fácil de usar, ele apresenta nove compromissos com metas internas, que servem como um guia de aplicação da Agenda.
Analisando se os compromissos e as metas já são uma realidade no Município, é possível que gestores reconheçam os principais avanços municipais no tema da cultura e também suas demandas mais urgentes.
A Comissão de Cultura da CGLU destaca que a Conferência para Cultura é especialmente interessante para gestores que, por exemplo, promovem a cultura como pilar de desenvolvimento, trabalham em uma rede nacional ou internacional vinculada a políticas culturais e governança, ou trabalham em um governo local onde a cultura está se transformando em uma prioridade chave.
Acesse aqui as inscrições para a Conferência para Cultura.
Notícias relacionadas


