Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM convida gestores a concorrerem para Capital Americana da Cultura 2018

Notícias

06/04/2016

Compartilhe esta notícia:

CNM convida gestores a concorrerem para Capital Americana da Cultura 2018

06042016_capitalculturalamericana_iboccO Bureau Internacional de Capitais Culturais abriu o prazo de apresentação de candidaturas para a seleção da Capital Americana da Cultura em 2018. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) convida todos os Municípios a se candidatarem.

Podem apresentar candidaturas todos os territórios do continente - entendido como qualquer espaço que seja uma unidade política, geográfica, administrativa ou histórica -, que desejam desenvolver durante o ano de 2018 os objetivos da Capital Americana da Cultura.

Entre os objetivos que compreendem o merecimento do título estão: promover a integração interamericana a partir da cultura; e contribuir para que haja um melhor conhecimento entre os povos do continente americano, respeitando sua diversidade nacional e regional, destacando, ao mesmo tempo, o patrimônio cultural comum.

A Capital Americana da Cultura é membro do Bureau Internacional de Capitais Culturais (www.ibocc.org), está acreditada perante a Organização dos Estados Americanos (OEA) e tem o reconhecimento dos Parlamentos Latinoamericano e Europeu. O Antena 3 Internacional (Madri, na Espanha) e o Grupo Discovery Channel (Miami e Flórida, nos Estads Unidos) são os canais oficiais de televisão colaboradores.

Critérios
Alguns dos critérios utilizados na seleção serão: contribuição para o fomento da inovação artística e a criação de novas formas de ação e de diálogo cultural; sensibilização da sociedade para a valorização e preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental local; valorização e potencialização dos recursos culturais e turísticos; desenvolvimento de atividades econômicas através da cultura; e o fomento ao turismo cultural de qualidade.

Benefícios para o Município eleito
Destacam-se como alguns dos benefícios para o Município eleito a promoção nacional e internacional, com os reflexos da imagem positiva que isto comporta; a valorização e conservação do patrimônio histórico, artístico, cultural e ambiental; o aumento no fluxo turístico com o consequente aumento de investimentos na cidade; a criação de novas vias de cooperação com outras cidades do Brasil e do exterior; o incremento do calendário cultural para os anos futuros e a divulgação das possibilidades econômicas que a cidade oferece como destino turístico, para investimentos; entre outros benefícios.

Até o momento, quatro Municípios brasileiros já receberam o título de Capital Americana da Cultura: Maceió (2002), Curitiba (2003), Brasília (2008) e São Luís (2012). 

Municípios interessados deverão solicitar seu “formulário de candidatura” ao Bureau Internacional de Capitais por meio do e-mail info@ibocc.org.

Mais informação aqui

Notícias relacionadas