Notícias
05/11/2008
CNM conclui etapa do projeto Observatório da Cooperação Descentralizada
Agência CNM
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) está em fase de conclusão de mais uma etapa do Projeto Observatório da Cooperação Descentralizada no Brasil, que é a realização de entrevistas com secretários, assessores, diretores e coordenadores das prefeituras que declaram possuir uma área internacional.
O objetivo é saber um pouco mais sobre como atuam essas áreas, raras no Brasil, buscando-se descobrir também a opinião do representante a respeito de qual papel a CNM deve desempenhar nesse contexto. Na entrevista, pergunta-se sobre as principais funções desempenhadas, as ações realizadas, as dificuldades encontradas, o relacionamento com o Governo Federal, além de o que motivou a criação da área.
“A criação de uma estrutura de Relações Internacionais em Salvador obedeceu a uma deliberação do prefeito João Henrique, que ainda em campanha sinalizava que buscaria parceiros internacionais que pudessem contribuir de forma significativa com o desenvolvimento local”, declarou o Secretário de Relações Internacionais de Salvador, Leonel Leal.
Por meio das entrevistas, percebeu-se que as áreas internacionais dos municípios brasileiros desempenham funções variadas. Trabalham no relacionamento entre cidades irmãs - aquelas de fronteira cujas áreas urbanas se confundem e as populações e mantêm inter-relação social intensa - , coordenam ações de cooperação internacional, atuam na capitação de recursos, em cerimonial, em assessoria de gabinete. É comum a todas, contudo, a busca em desenvolver projetos que beneficiem os cidadãos de seus municípios, seja por meio do apoio de redes internacionais, seja por parcerias bilaterais.
Exemplo
Após concluída a pesquisa, os dados compilados e consolidados serão publicados em um amplo estudo, que trará, além do levantamento estatístico, algumas das principais ações empreendidas pelas áreas internacionais entrevistadas. O objetivo é que essas experiências possam servir de exemplo e motivação para outras prefeituras brasileiras.