Notícias
21/01/2010
CNM compõe grupo que busca desenvolver as relações com Municípios de fronteira
CNM
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participará na próxima sexta-feira, 22 de janeiro, em Manaus, da reunião do Grupo de Trabalho Interfederativo de Integração Fronteiriça. A CNM compõe o grupo que pretende contribuir para a elaboração do Plano Interfederativo de Integração Fronteiriça, a ser entregue à Presidência da República em março deste ano.
Na reunião, a Confederação deve integrar as discussões para apresentar e defender os interesses dos Municípios fronteiriços. O objetivo é contribuir para a nova política de desenvolvimento e integração entre os Municípios brasileiros que fazem fronteira com outros Municípios latino-americanos pertencentes ao Mercosul.
A importância da participação da CNM é explicada devido ao relacionamento da entidade com os poderes políticos locais. Em 2008, a Confederação elaborou um relatório onde descreveu a situação da Faixa de Fronteira sob a ótica dos governos locais.
Neste documento a CNM apontava a necessidade de se criar um grupo de trabalho, sugestão aceita e que permitiu a criação do GTI de Integração Fronteiriça. Além disso, o relatório destacava a importância da capacitação, do apoio e da busca por desenvolvimento destas localidades em parceria com órgãos do governo e do Ministério da Integração Nacional. O relatório será a base de defesa da CNM na reunião.
O Grupo de Trabalho Interfederativo existe desde 2008, e foi instituído pelo Comitê de Articulação Federativa (CAF). Como representante dos Municípios, CNM compõe o grupo que trabalha especialmente com as localidades de Fronteira.