Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM celebra o Dia Laranja pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

Notícias

25/04/2016

Compartilhe esta notícia:

CNM celebra o Dia Laranja pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

24112015_logo_dia_laranjaA campanha UNA-SE pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, do secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, proclamou o dia 25 de cada mês como um Dia Laranja. Em todo o mundo, agências das Nações Unidas e organizações da sociedade civil utilizam esse dia para dar mais visibilidade às questões que envolvem a prevenção e a eliminação da violência contra mulheres e meninas.
 
Lançada em fevereiro de 2008 para pôr fim à violência contra as mulheres, o Dia Laranja é um marco de ação integral para prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas em todas as partes do mundo.
 
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apoia esta ação e reconhece que a igualdade de gênero, o empoderamento das mulheres e a eliminação da violência contra elas são centrais para o desenvolvimento sustentável de Municípios e comunidades.
 
Importantes conquistas no projeto Municípios Seguros e Livres de Violência contra as Mulheres
O projeto, que inaugurou a atuação da CNM na área de desenvolvimento de políticas públicas focadas em mulheres e teve o apoio financeiro da União Europeia, terminou em março de 2016 com o alcance de uma série de conquistas. Foram criados 10 Pactos Municipais pela Não Violência contra as Mulheres, em um trabalho conjunto das prefeituras e da sociedade civil nos Municípios de Caicó, Florânia, Jucurutu, Parelhas e Santana do Matos no Rio Grande do Norte, e nos Municípios de Calumbi, Carnaíba, Salgueiro, Serra Talhada e Tabira em Pernambuco.
 
Em Florânia e Parelhas, ambos no Rio Grande do Norte, a Câmara Municipal transformaram esses pactos em leis. Foram formados Grupos de Trabalho em todos os Municípios participantes. Assim, estão sendo programadas implementações de ações em 2016. Por meio do projeto, os integrantes desses grupos foram capacitados de forma prática em violência de gênero, identificação de áreas de riscos, proposição de políticas de segurança, entre outros.
 
Os materiais das oficinas e outras informações sobre políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres estão disponíveis no site do projeto e podem ser utilizados por outros Municípios interessados em desenvolver ações semelhantes.
 
Mobilização contínua
A cor laranja, vibrante e otimista, representa um futuro livre de violência. A CNM convida governos, ativistas e parceiros das Nações Unidas em todo o mundo a mobilizar pessoas e agir pela eliminação da violência contra mulheres e meninas.
 
Cliquei aqui para saber mais sobre o Projeto Mulheres.

Notícias relacionadas