Notícias
07/08/2008
CNM capacita gestores locais em mobilização de recursos internacionais
Agência CNM
A Confederação Nacional de Municípios (CNM), juntamente com a Escola Brasileira de Gestão Pública (Egep) e o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (IREL/UnB) realizaram entre os dias 31 de julho e 3 de agosto a “Capacitação em Mobilização de Recursos Internacionais para Projetos de Desenvolvimento Local”, no Hotel Saint Paul, em Brasília (DF).
O evento expôs informações aos gestores locais sobre aspectos práticos e teóricos da internacionalização dos municípios e da mobilização de recursos internacionais. O curso foi ministrado por técnicos da CNM e pelos professores Ironildes Bueno (IREL/UnB), Frederico S. Dias (Global South, REL-UniCEUB) e Eduardo Viola (UnB/IREL) e contou com a participação do palestrante convidado José Jorge que, com sua experiência em mobilização de recursos para projetos de desenvolvimento local, enriqueceu o intercâmbio de conhecimento.
O curso foi iniciado com a apresentação de conceitos teóricos importantes para fundamentar o conhecimento prático e colocar os gestores em contato com o vocabulário e linguagem próprios das instituições internacionais. No decorrer do evento, tratou-se dos perfis das principais agências multilaterais de créditos, incluindo suas exigências e critérios de avaliação. Apresentou-se um passo-a-passo da internacionalização, e as principais dificuldades e desafios a serem enfrentados no processo. Também houve debates e oficinas práticas para consolidar esse conhecimento.
O professor do Instituto de Relações Internacionais da UnB, Ironildes Bueno, citou vários projetos apresentados ao Banco Mundial. Ele afirma que todo projeto precisa ter replicabilidade, pois não pode ficar limitado aos destinatários iniciais. “O projeto deve ampliar-se para gerar novos beneficiados ou serem aprovados em outros lugares”, disse. Ironildes também disse que os projetos precisam ter autonomia. “O projeto não pode precisar para sempre de recursos alheios, sejam em dinheiro ou de conhecimento”, disse.
O interesse e as manifestações dos participantes enriqueceram a produtividade do curso com críticas e sugestões. A avaliação dos participantes em relação ao curso foi positiva. “O curso está muito bom, de acordo com a nossa expectativa. O tema é muito importante para os municípios”, afirmou o Secretário da Agricultura e Pecuária de Caxoeira do Sul (RS), Antônio Wileon Correia. “A capacitação está superando minhas expectativas, vai me acrescentar muito”, disse o Secretário de Planejamento de Brumado (BA), Irenaldo Muniz.