Notícias
26/10/2006
CNM assina acordo com entidade francesa
Cássia Borges
Agência CNM
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, assinou nesta quarta-feira, 25, em Paris (FR), convênio de parceria com o presidente da Associação Cidades Unidas Francesa (Cities Unies France – CUF), senador Charles Josselin. A parceria tem por objetivo desenvolver ações comuns entre os signatários a fim de contribuir no fortalecimento do papel das coletividades locais brasileiras e francesas na cooperação e desenvolvimento do Brasil e do mundo.
O convênio firma parcerias nas áreas de apoio as coletividades locais, como informação (produções em temas comuns e trocas de informações em prol dos gestores locais); capacitação (elaboração de modelos comuns e intervenções a partir dos modelos já existentes e ajustes conjuntos dos programas de capacitação); apoio na promoção e no ajuste das políticas públicas locais (educação, saúde, meio ambiente, serviços essenciais, parcerias pública-privada, etc.); à organização de eventos do movimento municipalista, tanto no âmbito nacional quanto internacional; apoio ao movimento municipal a partir do processo internacional e definição de estratégias de cooperação voltadas ao desenvolvimento; a promoção e o apoio da cooperação descentralizada Sul-Sul, (direcionado à América Latina); a participação, dentro do possível, na avaliação das ações realizadas pelos membros ou parceiros de cada parte.
A CUF foi criada em 1975, e representa 36 mil municípios. Ela propicia às comunidades territoriais francesas sustentação no formulário dos conselhos, das formações e informação.