Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM apresenta o projeto sobre os ODS em Cabo Verde

Notícias

07/12/2016

Compartilhe esta notícia:

CNM apresenta o projeto sobre os ODS em Cabo Verde

07122016_reunio_internacional_cabo_verdeA Confederação Nacional de Municípios (CNM) apresentou o projeto Localizando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no VIII Congresso da Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos. O evento aconteceu nos dias 1.º e 2 de dezembro, em Praia, Cabo Verde.

A iniciativa da CNM, em parceria com a Articulação de Redes Territoriais do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (ART-Pnud), visa a implementar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nos Municípios brasileiros.

Durante sua apresentação, representante da CNM e coordenador do projeto, Santiago Gallo, destacou que o objetivo da ação é permitir que as autoridades tenham a oportunidade de conhecer os 17 objetivos, as metas e as formas de medição dos resultados, assim como a implementação em seus Planos Municipais.

Também foi destacada a importância da sensibilização e capacitação necessária para os gestores locais sobre a temática e a forma que o projeto está sendo desenvolvido para poder ser uma ferramenta prática de auxílio as políticas públicas municipais.

Mandala de Desempenho Municipal
Aos participantes do evento, a CNM apresentou a metodologia do projeto que trabalhará com guias e uma Mandala de Desempenho Municipal, ferramenta que auxiliará no diagnóstico municipal em cada indicador.  A ferramenta está em fase de finalização e que será apresentada aos novos gestores no próximo ano. O escritório local do PNUD também aproveitou a ocasião para apresentar as ações realizadas no marco da Agenda 2030 e os ODS por parte da Organização das Nações Unidas (ONU) na região.

A audiência composta de mais de 150 prefeitos e autoridades locais ficou bastante interessada na iniciativa da CNM. O secretário geral da associação nacional, Manoel Monteiro da Pina, manifestou o interesse em trabalhar a temática com a Confederação, em especial considerando a praticidade do projeto e a inovação em relação ao tema da localização nos territórios das ambiciosas metas dos ODS.

 


Notícias relacionadas