Notícias
22/06/2012
CNM apresenta Carta dos Municípios durante a Rio+20
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do IV Diálogo Federativo realizado pela Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da Republica durante a Conferência das nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20.
A CNM apresentou na abertura do evento a posição dos Municípios brasileiros por meio da Carta dos Municípios brasileiros para a Rio+20, aprovada durante a XV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A carta com nove propostas trata da necessidade de inclusão dos Municípios na tomada de decisão das políticas sobre sustentabilidade e de mecanismos financeiros que forneçam suporte da União para aumentar os investimentos em Saneamento Básico, entre outros aspectos.
A reunião marcou o encerramento das atividades iniciadas no inicio do ano para debater o papel dos entes federados na construção da posição nacional para a Rio+20. A CNM foi representada na cerimônia de abertura por seu primeiro secretário, Jair Souto. Estiveram presentes também na solenidade a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o prefeito da Cidade do México, Marcelo Ebrard e o presidente do Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei), David Cadman.
A Rio+20 marcada do dia 13 a 22 de junho reúne os 193 países membros da ONU para debater os rumos do desenvolvimento mundial, em três âmbitos: econômico, social e ambiental, pautado pelo conceito de sustentabilidade.