Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM apresenta ações pelo fim da violência contra a mulher em reunião do Comitê Nacional Impulsor Brasil Eles Por Elas

Notícias

26/07/2016

Compartilhe esta notícia:

CNM apresenta ações pelo fim da violência contra a mulher em reunião do Comitê Nacional Impulsor Brasil Eles Por Elas

26072016_violenciadomestica_EBCMais uma iniciativa na luta prioritária pelo fim da violência contra as mulheres. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou de uma reunião do Comitê Nacional Impulsor Brasil ElesPorElas (HeForShe) na capital paulista. A entidade foi representada por sua cofundadora, senhora Dalva Christofoletti, que apresentou as atividades de sensibilização e mobilização de gestores e da sociedade civil voltadas para essa temática.

Entre as principais ações da CNM apresentadas na reunião, estão o projeto Municípios Seguros e Livres da Violência contra Mulheres, que foi cofinanciado pela Delegação da União Europeia no Brasil. A CNM também deu mais detalhes sobre o Encontro de Mulheres Líderes, realizado em maio deste ano durante a XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Ainda foram abordadas no encontro as campanhas de comunicação e sensibilização 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Vista a camisa e Torne o Mundo Laranja.

O Comitê Nacional Impulsor Brasil ElesPorElas (HeForShe) está sob a liderança da ONU Mulheres. Ele é composto por governos, empresas, universidades, sociedade civil, mídia e pessoas públicas. O Comitê vai colaborar para a realização de ações em favor do movimento, atuando como grupo ad hocpor por meio da troca de experiências e atividades de impacto para ampla mobilização de homens e meninos para o movimento.

Características
O Comitê tem caráter consultivo. Ele visa avaliar estratégias nacionais de mobilização do público masculino e compromissos institucionais e corporativos a serem incentivados e incorporados em empresas, governos e universidades.

O Comitê Nacional se alinha ao conjunto dos esforços do movimento ElesPorElas no que se refere às estratégias do movimento. Esse tipo de estratégias têm a finalidade de atuar para a viabilidade e a implementação das ações no Brasil. Sua vigência seguirá o período de realização do movimento HeForShe.

Movimento solidário
Criado pela ONU Mulheres, o movimento ElesPorElas (HeForShe) é um esforço global para envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial e a organizar juntos, homens e mulheres, uma nova sociedade.

O movimento foi lançado no Brasil durante a XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios pelo presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, e pela ONU Mulheres.

Municípios e gênero
Por meio de cooperação técnica sobre gênero, raça e direitos humanos voltada à municipalidade, a ONU Mulheres e a CNM trabalham sobre aportes técnicos referentes a políticas públicas com perspectiva de gênero, realização de estudos, pesquisas, campanhas sobre igualdade de gênero e direitos das mulheres.

A parceria ainda propõe debates internacionais sobre gênero e políticas para mulheres no âmbito da CNM, da Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma) e da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU).

Saiba mais sobre as ações da CNM pelo fim da violência contra as mulheres:

Projeto Mulheres Seguras 

Encontro de Mulheres Líderes

16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Vista a camisa e Torne o Mundo Laranja


Notícias relacionadas